sábado, 3 de setembro de 2011

PREFEITO ELSINHO ANUNCIA AUMENTO DE 100% DA SUBVENÇÃO DADA PELA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICIPIO AOS GRUPOS TEATRAIS E APAE DE AREIA

A cidade de Areia, mais importante cidade do brejo paraibano, e que deveria realizar a abertura da Rota Cultural “Caminhos do Frio” nesse ano de 2011, mas devido às fortes chuvas caídas na região no período da abertura do evento, fato que impossibilitou a abertura da Rota em Areia, mas a cidade esta tendo o privilegio de encerrar a Rota Cultural com chave de ouro.

Na noite da ultima segunda feira o povo areiense, autoridades, ativista culturais, o prefeito do município e representantes do SEBRAE e da UFPB, estiveram presente ao Teatro Minerva, prestigiando a abertura da semana de encerramento da Rota Cultural “Caminhos do Frio”. Logo na chegada, os presentes foram agraciados com uma animada retreta com a Filarmônica Abdon Felinto Milanês, um verdadeiro patrimônio do povo areiense, assim como o Teatro Minerva primeiro teatro particular da Paraíba.

Em suas palavras durante a abertura do evento, o prefeito Elson da Cunha Lima Fiho- Dr. Elsinho, fez questão de destacar tudo que sua administração vem fazendo, para recuperar a importância cultural da cidade de Areia para o estado da Paraíba. Segundo o prefeito essa importância andou meio ofuscada devido ações equivocadas realizadas por gestões anteriores, mas graças ao Seminário de Turismo e Identidade Cultural, Festival de Musica de Areia, Conferencia de Cultura, apoio financeiro para os grupos de Teatro e dança como o “Moenda”, Realização do Festival de Artes de Areia em parceria com o Governo do Estado e outras ações desenvolvidas pela administração “Compromisso com o Povo”, Areia vem reconquistando o lugar que sempre foi seu, como sendo o município que representa um farol para a cultura paraibana.

O prefeito Elsinho anunciou a todos os presentes ao Teatro Minerva, que ainda essa semana, estaria enviando a Câmara Municipal, “Casa de Manoel da Silva”, um projeto, solicitando a autorização da Câmara de vereadores, para aumentar em 100% a subvenção paga pela administração do município a todos os grupos de Teatro da cidade e também para a APAE.

O prefeito Elsinho demonstrando todo o seu compromisso com os ativistas culturais do município e para legalizar a ajuda dada pela sua administração aos grupos e a APAE, enviou projetos para a Câmara de vereadores da cidade solicitando a oficialização dessa ajuda, transformando-a em lei, ou seja, uma obrigatoriedade. Independente de quem ocupe o cargo de prefeito no futuro, terá por obrigação repassar esses valores, não havendo mais a necessidade desses grupos culturais estarem nas portas dos comércios e apelando ajuda a políticos da região para a montagem dos seus espetáculos. É justamente essa lei que o prefeito ira solicitar a alteração concedendo um reajuste de 100% nos seus valores.

Assim como aconteceu com a Secretária de Cultura do Município a Professora, Escritora e Ativista Cultural Janaina Azevedo, que foi convidada para ser a primeira Secretária de Cultura da cidade de Areia durante a abertura do Seminário de Turismo e Identidade Cultural realizado pela administração “Compromisso com o Povo” nesse ano de 2011, o prefeito oficializou o convite ao Professor Nielson Albuquerque, para que o mesmo, venha assumir a Secretária de Turismo da cidade depois da saída do Jornalista Ney Vital. O professor Nielson Albuquerque atualmente esta ocupando o cargo de Sub-Secretário de Educação do Município e de pronto aceitou o convite.

Aproveitando a ocasião, o prefeito Elsinho anunciou que nesse mes de setembro o Governo do Estado através da sua Secretaria de Cultura e com o apoio da Prefeitura Municipal de Areia, estará realizando mais uma edição do Festival de Artes de Areia, um compromisso firmado pelo Governador Ricardo Coutinho ainda no período da campanha eleitoral, e que se tornará realidade nesse mês de setembro.

A Secretaria de Cultura de Areia, a Professora Janaina Azevedo, também usou da palavra e falou sobre o grande desafio de estar Secretaria de Cultura da cidade de Areia, segundo Janaina, o cargo equivale ao de um Secretario de Estado, devido importância Histórica e Cultural da cidade de Areia para a Paraíba e para o Brasil. A Secretária asseverou que, a Rota Cultural “Caminhos do Frio” era apenas o primeiro evento organizado pela Secretaria de Cultura do município, que contou com a colaboração das demais Secretarias da administração “Compromisso com o Povo” e com o apoio incondicional do prefeito Elsinho. A Secretária, que também é escritora, expressou o seu desejo de reunir um bom numero de escritores nascidos na cidade de Areia e que produzem ativamente, para a criação da Academia Areiense de Letras.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário