terça-feira, 6 de setembro de 2011

GOVERNO LANÇA PROGRAMAÇÃO DO 12º FESTIVAL DE ARTES DE AREIA

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou, nesta terça-feira (6), a programação do 12º Festival de Artes de Areia, que traz em seu conteúdo um diferencial: a participação exclusiva de artistas paraibanos. O evento será realizado entre os dias 14 e 18 deste mês, na cidade do Brejo paraibano.

Durante o anúncio da programação, a secretária executiva Amazile Vieira afirmou que este ano o festival vai receber cerca de 650 participantes, entre artistas, grupos, intelectuais e profissionais da cultura. Ao todo, serão 100 atividades durante os cinco dias do evento.

“Vamos retomar o caráter reflexivo do Festival, propondo uma programação inclusiva, representativa e paraibana. Nossa ideia é solidificá-lo novamente no cenário cultural do Nordeste”, disse. Ainda segundo Amazile, a formulação de uma programação exclusivamente paraibana propõe fomentar as discussões sobre culturas e identidades, o que chamou de “paraibanidade”.

Para isso, além da programação artística, serão realizados debates sobre temas do universo da cultura paraibana. Estão programadas mesas de debates e discussões, com a presença de nomes como Bráulio Tavares, Astier Basílio, Maria Ignês Ayala, Manuel Monteiro, Ângela Navarro, Duílio Cunha e Vladimir Carvalho.

Outro destaque desta edição do festival é a homenagem prestada a oito artistas paraibanos, em reconhecimento pela contribuição à cultura do Estado. Serão homenageados: o pintor e desenhista Hermano José, nas artes plásticas; a documentarista Vânia Perazzo, no cinema; o palhaço mambembe Major Palito, no circo; o coreógrafo José Enoch, na dança; o cantor e compositor Genival Lacerda, na música; o dramaturgo e escritor Ariano Suassuna, na literatura; o mestre do boi de reisado Abel Martins, nas artes populares; e o ator e diretor Fernando Teixeira, no teatro.

Retrospectiva – Criado em 1976, o Festival de Artes de Areia foi realizado consecutivamente até 1982, quando foi interrompido por se caracterizar como espaço de efervescência política em pleno declínio do regime militar. Ao longo das últimas décadas, o evento aconteceu de forma esporádica, sem previsão de continuidade, sendo registradas as últimas edições nos anos de 2005 e 2008.

A programação completa e as notícias do festival podem ser acessadas no site http://www.festivaldeareia.pb.gov.br.

Fonte: Governo da Paraíba
http://www.paraiba.pb.gov.br/25331/governo-lanca-programacao-do-12%C2%BA-festival-de-artes-de-areia.html

Um comentário: