sábado, 3 de setembro de 2011

FESTIVAL GASTRONÔMICO GRANDE DESTAQUE DA ROTA CULTURAL "CAMINHOS DO FRIO"

Sucesso, essa é a palavra que melhor sintetiza a realização do Festival Regional de Gastronomia dentro da Rota Cultural “Caminhos do Frio”, que é realizada desde 2004 e esta se encerrando em Areia e já percorreu outros 5 municípios da região do brejo paraibano ( Bananeiras, Serraria, Alagoa Nova, Alagoa Grande e Pilões), destacando todo o potencial Turístico dessa região, com destaque para a Gastronomia, Belezas naturais, potencialidades econômicas e o Talento do seu Povo.

Nesse ano de 2011, o Festival Regional de Gastronomia, homenageou a historia da Civilização do Açúcar, nomeando os 18 pratos com os nomes de engenhos já extintos. “Acredito que esse ano será um grande sucesso, os empreendedores estão vibrando cada vez mais, o nível das receitas esta muito elevado, e com fotos de Cassio Murilo, vamos dar um espetáculo”. Josimar Aurélio Consultor do Festival de Gastronomico.

Como aconteceu em edições anteriores da Rota Cultural “Caminhos do Frio”, nesse ano, 18 empreendedores envolvendo bares, lanchonetes e restaurantes, aceitaram o desafio de elaborar pratos inéditos, tendo como ingredientes, produtos típicos da região brejeira, demonstrando todo o potencial gastronômico e a criatividade de cada um dos participantes. Foram elaborados pratos doces e salgados, quentes e frios que apresentaram uma particularidade entre si que foi a utilização da banana, do mel de engenho, rapadura, melaço, carne de sol, carne de porco e do queijo de coalho produtos típicos e encontrados em abundancia na região.

O Festival Gastronômico é sempre um dos momentos mais aguardados da Rota Cultural “Caminhos do Frio”, e a presença marcante do publico durante a sua realização na ultima sexta feira, degustando os pratos apresentados, superou todas as expectativas, todos os estandes foram visitados e todos os presentes tiveram a oportunidade de saborear as delicias que foram preparadas pelos 18 participantes.

Esse ano, para abrilhantar ainda mais esse momento, todos os presente foram agraciados com uma apresentação artistica de dança de salão com os alunos da FUNAD (Fundação de Apoio ao Deficiente), que deram um show, demonstrando todo o seu talento e poder de superação, encantando a todos os presentes no Espaço das Artes Horacio de Almeida. Nessa mesma ocasião, um grupo Encantos, formado por reabilitadores da FUNADE também se apresentou, executando musicas do cancioneiro popular e convidando a todos para também caírem na dança. Esse foi mais um, dos momentos marcantes da Rota Cultural “Caminhos do Frio” em Areia.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Um comentário: