terça-feira, 6 de setembro de 2011

FESTIVAL DE ARTES DE AREIA: 12º EDIÇÃO VAI CONTEMPLAR ARTISTA DO ESTADO; ABERTURA SERÁ COM ZÉ RAMALHO

O jornal A União publicou nesta terça-feira (06) matéria de autoria da jornalista Vanessa Furtado sobre o 12º Festival de Areia. Evento será realizado de 14 a 18 deste mês e ocupará espaços públicos, como escolas, teatro, casarões e a Câmara de Vereadores. Reproduzimos abaixo a matéria na íntegra.

A Paraíba é o tema

Décima segunda edição do Festival de Artes de Areia

vai contemplar com exclusividade os artistas do estado

Vanessa Furtado

Após 2 anos sem sediar o Festival de Artes, a cidade de Areia, no Brejo paraibano, vai receber, de 14 a 18 de setembro, importantes nomes do cenário artístico do estado. Durante cinco dias, o município, que é conhecido pelo clima frio e riquezas arquitetônicas e gastronômicas, será palco para inúmeras apresentações musicais, teatrais e de dança, além de exibição de filmes, exposições e oficinas.

Realizado pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o XII Festival de Artes de Areia tem por objetivo democratizar a cultura, em especial a desenvolvida pelos paraibanos, e a literatura será destaque no evento. “Diferente de outras edições que homenageavam talentos conhecidos nacionalmente, o Festival ressurge para aproximar o público dos artistas locais e fomentar a produção literária da Paraíba”, explicou José Octávio de Arruda Melo, coordenador de Literatura do evento.

Para isso, o Festival contará com feiras de livros, lançamento de obras, seminários, debates, palestras e oficinas, sempre com a participação de autores e especialistas em literatura no estado. “O Festival dará atenção especial à literatura e, embora haja lançamentos previamente agendados, todo e qualquer autor que deseje expor seu trabalho será bem recebido”, esclareceu José Octávio.

Participarão das inúmeras atividades durante todo o evento, nomes importantes da literatura paraibana como Lourdes Luna, Astier Basílio, Wills Leal, Bráulio Tavares e Hildeberto Barbosa Filho. Além destes, muitos outros escritores do estado terão a oportunidade de difundirem suas obras, promovendo o incentivo à leitura e participando ativamente do Festival.

A programação completa será lançada hoje pela manhã, pelo governador Ricardo Coutinho e o secretário de Cultura, Chico César, em solenidade no Teatro Santa Roza, em João Pessoa. “Dentro da política do governo de valorização da produção cultural local, estamos resgatando o Festival de Artes de Areia, com uma vasta programação cultural, mas agregando valores e incentivando a reflexão”, explicou Chico César.

Assim, as escolas, praças, ruas, casarões e até a Câmara Municipal de Areia serão tomados por escritores, artistas plásticos, músicos e cineastas. Enfim, talentos paraibanos que durante cinco dias mostrarão que, embora pequenina, a Paraíba é uma terra de muitos, intensos e raros valores.

ATRAÇÕES – O XII Festival de Artes de Areia começa na quarta-feira (14) e contará com inúmeras atrações que irão se revezar em um circo armado na praça central da cidade, além de escolas, teatros, casarões e na Câmara Municipal, até o domingo (18).

Zé Ramalho, Chico César, Cátia de França, Fernanda Cabral, Escurinho, Quinteto da Paraíba, Amazan, Tadeu Mathias, Genival Lacerda, Orquestra Sinfônica Jovem e Quarteto de Trombones são algumas das atrações musicais que irão participar do Festival.

O maior evento cultural do Brejo promoverá um encontro único que reúne música, teatro, literatura, cinema e artes plásticas em uma só festa. Serão expostas obras sobre a vida de Simeão Leal, Zé Ramalho e Mike Deodato, além de trabalhos de artistas de Areia.

Ao mesmo tempo a Trupe Arlequim, a Companhia de Teatro Mambembe e o ator Luiz Carlos Vasconcelos realizam oficinas e apresentam espetáculos gratuitos na cidade. Artistas e companhias de dança também irão levar lições e divertimento, com mostras de ballet, e cursos aos teatros de Areia.

A cultura popular também terá destaque no Festival com a apresentação de grupos folclóricos, de capoeira, samba de coco, além de repentistas, do contador de ‘causos’ Jessier Quirino e do Salão de Artesanato Paraibano, que permanecerá aberto ao público, durante todo o evento, no Espaço de Artes Horácio de Almeida.

Para os amantes da sétima arte, o Festival de Areia garante diversão e debates interessantíssimos. Mostra com premiados filmes paraibanos acontecerão no Teatro Minerva, oficinas de introdução ao audiovisual serão promovidas no Centro Social Padre Ibiapina, e as perspectivas para o cinema paraibano serão debatidas pelos diretores Arthur Lins, Vladimir Carvalho, Marcélia Cartaxo, Torquato Joel e José Dhiones.

A literatura será contemplada de forma especial no evento, com a participação de inúmeros escritores que irão se suceder em mesas de debate, oficinas e lançamentos de livros por toda a cidade. Faça as malas, se aventure e aproveite o intercâmbio cultural que está sendo oferecido gratuitamente a você.


2 comentários:

  1. Quem foi que lutou para a reativção do festival de artes? será que foi tião? ehehehe

    ResponderExcluir
  2. http://areiaemnoticia.wordpress.com/

    ResponderExcluir