segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FESTIVAL DE AREIA: 12º EDIÇÃO É ENCERRADA COM AULA-ESPETACULO DE ARIANO SUASSUNA

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna encerrou neste domingo (18) a 12ª edição do Festival de Artes de Areia. Na aula-espetáculo acompanhada por mais de 500 pessoas, Ariano falou sobre a riqueza da cultura nordestina e a necessidade de valorização da cultura popular brasileira.

Suassuna emocionou a platéia com a sinceridade das palavras e a pujança de seus ideais. Narrou histórias de vida e falou sobre a experiência a frente da Secretaria da Cultura de Pernambuco. O escritor também congratulou o Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura, pela iniciativa de reativar o Festival e resgatar a característica de ser um espaço de debates e reflexões sobre a cultura paraibana.

Aos 84 anos, Ariano Suassuna não abandonou suas convicções. Mantém aceso o ideal da valorização da cultura nordestina e sabe do seu papel na luta pela afirmação da cultura brasileira. “Enquanto existirem pessoas como eu, um livro nunca será ultrapassado por uma televisão”, comentou o escritor, respondendo ao questionamento em relação à cultura televisiva.

O escritor paraibano teceu críticas ao modelo de comunicação massiva instalado no Brasil e chamou de desserviço o papel dos meios de comunicação em relação à cultura popular brasileira. Para ele, “um cachorro só gosta de osso, pois é somente osso o que lhe dão. Mas se puder optar entre um bom filé e o velho osso, certamente não é osso que ele vai querer”, ilustrou.

Contudo, Ariano não abandonou a visão positiva em relação à cultura. Falou da importância das manifestações da cultura popular e exemplificou o Reisado de Zabelê, que fez apresentação antes de sua palestra, como legítima expressão da felicidade do povo. Segundo ele, a magia destas manifestações se encontra na capacidade de insurgirem em meio às dificuldades impostas pelas mazelas das condições sociais em que se inserem.

Após o espetáculo Ariano recebeu do secretário da Cultura da Paraíba Chico César a homenagem do 12º Festival de Artes de Areia. Simbolizada numa estatueta com características da cultura paraibana, a homenagem buscou reconhece.

Secom-PB

5 comentários:

  1. SE VC FOR PRA UM DEBATE COM PEDRO FREIRE EU TENHO ATÉ PENA. VC PODE ATÉ SER PESO PESADO, MAS NESSE QUESITO PEDRO FREIRE TE VENCE POR NOCAUTE NO PRIMEIRO ROUND.

    ResponderExcluir
  2. A MESMA MÃO QUE BATE É A QUE AFAGA. SAI DE CIMA DO MURO POKEBOLA DA ESTRELA. UMA HORA FALA BEM DO GOVERNO OUTRA HORA FALA MAL.

    ResponderExcluir
  3. BREGALIMPA COMEÇA SÁBADO! AGORA ACHE RUIM POKEBOLA KKKKK

    ResponderExcluir
  4. Bom,nao se trata de falar mal ou falar bem do governo,elogio o que se tem para elogiar e critico o que se deve criticar,na minha observação esse governo tem mais defeitos doqu e virtudes,mas nao desconheco as virtudes,ao contrario de algumas pessoas que só veem defeito em tudo,tenho como costume reconhecer as virtudes das pessoas.Quanto a me confrontar com ninguem esse nao é o meu interesse,ate porque estou em uma radio que fala para quase todo o estado e nao vou me apegar tanto a questiunculas provincianas,esse nao é o interesse da emissora.Faço criticas a Tiao por achar que a atuação dele em busca de beneficios para Areia deicham a desejar,mas minha criticas nem se comparam as que algumas pessoas faziam no passado

    ResponderExcluir
  5. A Prefeitura de Areia, através das Secretarias de Turismo, Cultura e Educação estará promovendo uma grande festa para comemorar o Dia da Criança, será dia 12/10, ás 14:30 na Praça Central. Prestigiem.

    ResponderExcluir