quinta-feira, 26 de maio de 2011

SECRETÁRIO DE TURISMO DE AREIA PARTICIPA DE HOMENAGENS A MARINES,RAINHA DO XAXADO

Por trás dos grandes intérpretes da música regional estão sempre os compositores com alma de poeta e espírito de nordestino. Quem não lembra das música "Meu Cariri" de Rosil Cavalcanti, imortalizada na voz de Marinês e "Sanfona chorona" e "Chililique" do pernambucano João Silva e que fizeram sucessos com Luiz Gonzaga e Trio Nordestino.

Considerado uma lenda da música nordestina, João Silva será uma das atrações da versão 2011 do Troféu Gonzagão. Isso porque este ano, o Troféu vai homenagear os grandes compositores da música regional. Nomes como Antônio Barros e Cecéu, Onildo Almeida, Dominguinhos, Dorgival Dantas e Anastácia, confirmaram presença no evento. Onildo Almeida inclusive é um dos mais importantes artistas do cancioneiro popular nordestino de todos os tempos. Nascido em Caruaru é autor entre outros grandes sucessos de "Forró dos Namorados" e "Amor não faz mal a ninguém", "Se casamento fosse bom..." famosas na interpretação do Trio Nordestino. Somente Luiz Gonzaga gravou 20 músicas de Onildo Almeida.

Por sua vez, a pernambucana Lucinete Ferreira, mais conhecida como Anastácia, também está na lista, pois é considerada como uma das maiores compositoras do Nordeste. Das mais de 600 composições, cerca de 160 são em parceria com Dominguinhos, como o clássico "Eu Só Quero um Xodó" sucesso na voz de Gilberto Gil. "São grandes compositores que este ano vão ser homenageados no Troféu".

A perspectiva é que mais de 50 artistas prestigiem o evento. Nomes como Elba Ramalho, Flávio José, Alcymar Monteiro, Amazan, Genival Lacerda, Ton Oliveira, já confirmaram presença no evento. A 3ª versão do Troféu Gonzagão acontece no Centro de Convenções da Federação da Indústria do Estado da Paraíba (Fiep).

Durante a festa, acontecerá uma homenagem especial ao grupo Os Três do Nordeste que este ano está completando 40 anos de estrada. A dupla, Antônio Barros e Cecéu, também será homenageada. Em sua terceira versão o Troféu Gonzagão prestará homenagem a cantora pernambucana - campinense por adoção - Marinês, que dedicou toda a sua vida para divulgar a cultura nordestina. O filho de Marinês com o sanfoneiro Abdias, o maestro Marcos Farias, vai receber o troféu que homenageia a mãe.

O prêmio valoriza os verdadeiros forrozeiros, que defendem o forró pé de serra; e por isso, sempre procura homenagear os ícones da música regional.
O Troféu Gonzagão já homenageou nas versões anteriores, Luiz Gonzaga e Jacskon do Pandeiro, respectivamente, o "rei do baião" e o "rei do ritmo". O objetivo é resgatar a tradição da cultura nordestina, em especial o forró.

(Texto: Diário Borborema)
Foto:Diário da Borborema

Nenhum comentário:

Postar um comentário