terça-feira, 24 de maio de 2011

RODAS DE CONVERSA SOBRE CORDEL CHEGA ASSOCIAÇÃO DA CHÃ DO JARDIM

O poeta, músico e professor Doutor em Ciência da Literatura Aderaldo Luciano, nascido em Areia PB e radicado no Rio de Janeiro foi um dos palestrantes do II Seminário de Turismo e Identidade Cultural, que aconteceu dia 17 de maio no Teatro Minerva. Aderaldo Luciano participou palestra sobre Cordel, Identidade e Vanguarda – Na Vida e na Sala de Aula com a presença do Secretário de Cultura do Estado Chico Cesar e cantador repentista Oliveira de Panelas.

Convidado pelo Prefeito Elson da Cunha Lima Filho e apoio da Cachaça Triunfo o professor Aderaldo Luciano participa durante os dias 19 e 20 de Rodas de Conversa sobre a Importância do Cordel em Sala de Aula na Comunidade de Trabalhadores Rurais Chã de Jardim, Escolas de Ensino Médio e Fundamental. Está programada também uma palestra para os grupos de teatro e dança da cidade. O projeto Roda de Conversas será encerrado na sexta-feira dia 21 de maio.

Aderaldo Luciano defendeu na Universidade Federal do Rio de Janeiro a tese doutorado sobre Literatura de Cordel. Atualmente é coordenador editorial do Luzeiro São Paulo, editora especializada em publicações em Cordel. Recentemente participou de excursão em Cuba e Chile. Foi entrevistado em programas da TV Globo, exibido no Globo Rural, TV Escola e TV Brasil onde explicou sobre a presença do cordel em sala de aula e debates sobre a mídia rádio e sobre vida e obra de Mestre Vitalino e Patativa do Assaré.

Multimídia o professor Aderaldo Luciano teve musicado pelo Grupo Cabroeira os versos do Auto de Zé Limeira e logo se tornou sucesso da crítica especializada recebendo diversas regravações no Japão, EUA, França e Alemanha.

Por Ney Vital

2 comentários:

  1. Caro Nelson,
    Conforme já é de conhecimento do Secretário Ney Vital, esta notícia “RODAS DE CONVERSA SOBRE CORDEL CHEGA ASSOCIAÇÃO DA CHÃ DO JARDIM” está equivocada quando diz que o professor Aderaldo Luciano esteve no Sistema Educacional Areiense a "convite" do Prefeito Elsinho. A mesma já foi, como você bem sabe, retirada do site da Prefeitura (http://areia.pb.gov.br) para “correção”.
    Cabe-nos ressaltar que, se outras escolas tiveram a presença de Aderaldo Luciano "convidado pelo Prefeito Elson da Cunha Lima Filho e apoio da Cachaça Triunfo" não foi o caso do Sistema Educacional Areiense. A presença do ilustre professor em nossa escola decorreu da proposta pedagógica que mantemos em prática há quase dez anos e o interesse notório que os alunos do Sistema Educacional Areiense têm pelo tema cordel. Jamais por uma iniciativa ou convite do Prefeito, sem desmerecer a iniciativa.
    Reconhecemos, no entanto, o esforço da prefeitura através de Ney Vital em levar um pouco de cultura para nossas escolas sejam públicas ou privadas para quem sabe assim diminuirmos a lacuna cultural que está impregnada em algumas mentes que se dizem educadoras. E, assim, muitos diretores deixarem de tratar a cultura popular, o cordel e tantas outras manifestações típicas do Nordeste como mero discurso demagógico, presente apenas “no dia do folclore”.
    Portanto, por gentileza, retire a notícia do seu blog até que o amigo Ney Vital efetue a correção, “separando o joio do trigo”, como bem falou o poeta Aderaldo Luciano, durante sua palestra na última sexta-feira (20) aos alunos do Sistema, colocando os devidos pontos nos “is”.
    Por fim, esclarecemos que não é de hoje a preocupação do Sistema Educacional Areiense com a nossa cultura, caro Nelson. Você é prova das nossas atividades sempre sendo informado, como “radialista”, dos eventos que realizamos. Não à toa que temos livros publicados com poesias de nossos alunos, jornais e blogs editados por eles sob a orientação dos professores.
    Se você, Nelson, visitar http://setimoanosea.blogspot.com comprovará que não é de hoje nosso interesse por temas da cultura nordestina. Neste blog, estão poesias em “estilo popular” que nossos alunos fizeram durante as comemorações alusivas a Pedro Américo. Observe que as datas das postagens são anteriores a passagem do professor Aderaldo Luciano por Areia evidenciando assim que o trabalho com cordel que vem sendo feito no Sistema Educacional Areiense não é de hoje o que pode ser também ratificado por depoimento de ex-professores da nossa escola como Francisco Leandro Neto, Janice Oliveira e Valdira Cardoso que desenvolveram excelente trabalho só pra exemplificar a disciplina de Português na qual o tema é abordado mais profundamente. Hoje, o professor Gilberto Batista é o responsável pela parte de Língua Portuguesa e Literatura do Sistema Educacional Areiense evidenciando ainda mais os temas nordestinos e populares em sala de aula sem dissociá-los dos conteúdos e respectivas séries, motivando os alunos a tomarem gosto pela leitura e escrita de cordéis, poesia popular matuta e “arte de periferia”.
    Sabendo que você é árduo defensor da cultura regional solicitamos encarecidamente que corrija a “falha” da notícia para restabelecimento verdadeiro dos fatos.
    Cordialmente,
    Maria das Graças da Silva
    Diretora Sistema Educacional Areiense

    ResponderExcluir
  2. Graça,obrigado pela sua visita,o texto publicado foi do nosso amigo Ney Vital e a correção ja foi feita, sou admirador do trabalho realizado por todos voces no Sistema,me desculpe o equivoco e parabens pela inciatiava de homenagear a nossa cidade, voce e toda turma do Sistema contribuem e muito com nossa cidade.

    ResponderExcluir