segunda-feira, 2 de maio de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE DE AREIA E SENAR FIRMAR PARCERIA E PROL DA SAÚDE DA MULHER.

A Prefeitura Municipal de Areia, através da Secretaria Municipal de saúde, firmou parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), uma empresa de Direito Privado, que funciona a nível nacional, para beneficiar as trabalhadoras rurais do município de Areia com a realização da campanha “Útero é Vida”


Participaram da reunião, realizada no auditório da EMATER na ultima quinta feira 28, Dr Vera representante do SENAR, Maria do Carmo Santos Secretaria de Saúde de Areia, Rosely Almeida Ribeiro Secretaria Municipal de Educação, Irisvaldo Nascimento Secretario de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento; o Diretor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Areia o Radialista Nelson Almeida, representantes das Associações rurais do Município, Coordenadora do Programa de Estratégia de Saúde da Família a Enfermeira Fátima Andrade, Agentes Comunitários de Saúde, e Profissionais dos Postos de ESFs do município.


O programa a ser desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Areia em parceria com o SENAR será o Programa “Útero é Vida”, esse programa já vem sendo desenvolvido desde o ano passado e já beneficiou trabalhadoras rurais de 6 municípios paraibanos e agora será realizado no município de Areia. O objetivo principal do programa é a prevenção do câncer do colo do útero em mulheres do meio rural, que devido aos seus afazeres e a distancia de se deslocar ate os centros urbanos, não estão realizando os exames preventivos, que são de suma importância para a detecção do câncer ainda precoce o que aumenta significativamente as chances de cura.


A campanha “Útero é Vida” consiste na realização de um D de combate ao câncer do colo do Útero, onde as mulheres recebem diversos tipos de atendimento, não se resumindo apenas a questão da saúde, os filhos dessas mulheres também são acolhidos e alem das dicas de saúde, elas recebem também dicas de beleza. O objetivo principal da realização de dia de promoção a saúde é chamar a atenção da trabalhadora rural, da necessidade de se fazer os exames preventivos anualmente, assim reduzindo a possibilidade de mortes ocasionadas pelo câncer do colo do útero.


A secretaria de saúde de Areia, já desenvolve um excelente trabalho de combate ao câncer do colo do útero, através do Programa “Não de Colo ao Câncer do Útero”, programa que inclusive recebeu reconhecimento a nível nacional, como sendo uma pratica a ser copiada pelos demais municípios do Brasil, visando a promoção da saúde da mulher. Esse programa desenvolvido pelos profissionais da saúde da cidade de Areia foi publicado inclusive em uma revista cientifica de circulação internacional.


A Dr. Vera, representante do SENAR, agradeceu a desenvoltura da Secretaria de Saúde de Areia, que mobilizou um grande numero de profissionais da saúde, que se demonstraram compromissados em se engajar nessa luta para garantir uma melhor qualidade de vida para as mulheres que vivem no meio rural. Ela também parabenizou a participação e o interesse dos demais Secretários e auxiliares da administração “Compromisso com o Povo”, que participaram da reunião e se demonstraram também compromissados com esse projeto que tem como objetivo principal promover a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário