terça-feira, 24 de maio de 2011

PREFEITURA DE AREIA FARÁ DOAÇÃO DE CORDEL

O prefeito de Areia, Elson da Cunha Lima Filho adquiriu centenas de folhetos de cordel que será doado para a Comunidade de Trabalhadoras Rurais da Chã de Jardim e professoras da rede de ensino médio e fundamental do município. O tema sobre a Importância da Literatura de Cordel na vida e na sala de aula foi uma das palestras realizadas durante o II Seminário de Turismo e Identidade Cultural. O evento contou com a presença do Secretário de Cultura do Estado, Chico Cesar, cantador Oliveira de Panelas e do professor Aderaldo Luciano, coordenador editorial do Luzeiro, gráfica especializada em cordel.

"A cultura é um magnífico tesouro que enobrece e inclui os assuntos que valorizam a cidadania e isto reproduz saberes contribuindo na construção de uma cidade e Estado mais desenvolvido", declarou o prefeito.
Entre os dias 19 e 20 aconteceu diversas Rodas de Conversa sobre cordel envolvendo moradores da Comunidade da Rua São José, conhecida como "Rua do Bode", também para alunos e professores do Sistema Educacional Areiense, Escola Risco e Rabisco, Professores da Rede Estadual e Municipal e Ponto de Cultura.

Entre os folhetos adquiridos pela Prefeitura de Areia consta o de Francisco das Chagas Batista, um dos pioneiros do cordel, fundador da Popular Editora e editora de Leandro Gomes de Barros. Detalhe: Nascido na cidade de Teixeira-PB, Francisco das Chagas Batista publicou folhetos em Areia e ampliou sua produção em Recife-PE onde se formou uma célula de divulgação e promoção do cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário