terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Prefeito de Guarabira revela que sacrificou maioria na Câmara para cortar gastos na gestão: ‘diminuímos os cargos de indicação

Prefeito Zenobio Toscano/Guarabira PB
Manter a casa em ordem e estar em dia com a Lei de Responsabilidade Fiscal é o desafio de cada prefeito e gestor público no Brasil. Para o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, esta luta é diária. Ele conseguiu fechar 2014 com as contas da prefeitura no azul e cumprindo os requisitos da lei, mas o custo político desta decisão acabou sendo bastante alto.

“Hoje eu não tenho maioria na Câmara Municipal. Isso acontece porque não tenho cargos abertos. Por exemplo, o diretor do estádio municipal não tem um vice diretor, e isso diminuiu muito os cargos de indicação que tínhamos na cidade”, explicou.

Uma gestão enxuta, que visou, ao longo dos primeiros dois anos, sanar as contas da cidade.

“Tínhamos várias dívidas sendo negociadas. Energisa, precatórios. Promovemos um corte geral de custos, parcelamento das dívidas e estamos gerenciando os recursos que temos. Os primeiros resultados começaram a aparecer”, afirmou.

Entre estes resultados estão os índices de investimentos em áreas obrigatórias. Enquanto é imperativo que os municípios invistam 15% de sua receita no sistema de saúde, Guarabira investe quase 25%. Na Educação, o nível obrigatório é de 25% e o investimento chega a quase 35% de sua receita.

“Isso é uma priorização que temos dado para estas áreas que são essenciais na cidade. Com a racionalização dos custos nós conseguimos, por exemplo, pagar transporte interurbano para mais de 500 estudantes universitários da cidade, que vão estudar em João Pessoa, Rio Tinto, Mamanguape. Neste ano esperamos ampliar o serviço para mais de 700 alunos”, explicou.

Nos dois primeiros anos de gestão, Zenóbio ainda destacou a pavimentação de 52 ruas na cidade.

“Isso foi uma conquista com recursos próprios. Estamos promovendo estas mudanças na cidade para melhor atender a população, e isso é nossa prioridade”, declarou.

Festa da Luz – Para comemorar os números positivos, a prefeitura promove, entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro a Festa da Luz, que contará com grandes shows nacionais, como Bel Marques, Anitta, Alceu Valença e Aviões do Forró.

“Promoveremos a festa no Parque do Poeta, que era um parque de exposição de animais e cuja área foi cedido pelo governo do Estado. O local é ótimo, bem no centro da cidade, fácil acesso. Será uma festa inesquecível”, concluiu o prefeito.


Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário