quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Obras da Nova Camará avançam e barragem começará a armazenar água


Barragem Barra de Camará
O Governo do Estado avançou com as obras de reconstrução da Barragem Camará e a implantação da adutora Nova Camará em Alagoa Nova. O sistema vai garantir água para 170 mil habitantes de vários municípios e distritos. A barragem tem capacidade de acumular 26 milhões de metros cúbicos e a adutora terá 74 quilômetros de extensão.

Para reconstruir a barragem, que se rompeu no ano de 2004, foram necessários estudos de 14 especialistas das áreas de geologia e engenharia de vários Estados. A reconstrução está seguindo os preceitos técnicos de fiscalização, de acompanhamento e de normas técnicas.

Quando estiver concluída, a barragem vai beneficiar os municípios de Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Puxinanã, Remígio, Lagoa Seca, Esperança, além de distritos da região como São Tomé, Campinote, Cepilho, entre outras comunidades.

“A obra de reconstrução da Barragem Camará está em ritmo forte, estávamos com uma usina de concreto e agora está sendo instalada a segunda usina para agilizar as obras, e vamos começar a fazer a limpeza da bacia da barragem para, caso chova, acumular água”, avalia o secretário da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo.

A implantação do sistema adutor Nova Camará também está em execução. Nesse conjunto de obras (barragem e adutora) está sendo investido um volume considerável de recursos, em parceria com o Governo Federal.

“São R$ 75 milhões na construção da adutora e aproximadamente R$ 50 milhões na reconstrução da Barragem Camará”, destacou o secretário João Azevedo.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário