quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Livro sobre história de Guarabira será lançado em março; escrita pelo jornalista Nonato Nunes, a obra faz um relato do período entre 1603 a 1887

Imagem aérea da Festa da Luz em Guarabira PB 
O jornalista Nonato Nunes, autor do livro ‘João Pedro Teixeira – Um mártir do latifúndio’ e editor de AFINAL, está com uma obra nova para ser lançada em março, no Iphaep, em João Pessoa (PB). ‘Guarabira, 1603 – 1887/ Missão, vila e cidade’ é fruto de um extenso trabalho de pesquisa e análise da história de Guarabira, portanto, este livro interessa, sobretudo, à população guarabirense, pois preenche uma lacuna na história do município mais importante do brejo paraibano.

Este livro conta a história de Guarabira como nunca foi contada antes, buscando elucidar sobre o destino da tribo chefiada por Guiraobira, por exemplo, e fazendo um relato do papel de Costa Beiriz no povoado, e como a Vila Independência foi criada. A obra responde ainda se realmente havia uma tribo habitando às margens do rio Araçagi e fala da importância o presidente da província, Luiz Antônio Silva Nunes, para a história local.


Este é, de fato, mais um trabalho de fôlego, que vai servir de fonte e leitura obrigatória, principalmente, para quem se propõe a contar a história de Guarabira nas universidades. Além do conteúdo escrito, ‘Guarabira, 1603 – 1887/ Missão, vila e cidade’ apresenta também algumas imagens ilustrativas interessantes, entre as quais a do mapa cartográfico o alemão Georg Marcgrave, de 1647, mostrando a localização do engenho de Duarte da Silveira e a missão de Guiraobira.

O livro vai estar disponível para venda a partir do próximo mês. Para mais informações sobre como adquirir a obra, por exemplo, favor entrar em contato com o autor em seu perfil no Facebook. #Cultura #HistóriaDeGuarabira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário