sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Paraíba desperdiça 36,4% da água tratada, aponta relatório

Um relatório do governo federal mostra que 36,4% da água tratada para consumo é perdida antes de chegar às torneiras da população da Paraíba.

Os dados de dezembro de 2013 foram incluídos no Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico do Ministério das Cidades.

As principais falhas são decorrentes de erros de medição (hidrômetros inoperantes, com submedição, erros de leitura, fraudes, equívocos na calibração dos hidrômetros), ligações clandestinas, irregulares nos ramais das ligações (conhecidos como gatos) e falhas no cadastro comercial. Nesse caso, então, a água é efetivamente consumida, mas não é faturada.

Vazamentos em adutoras, redes, ramais, conexões, reservatórios e outras unidades operacionais do sistema também contribuem para o desperdício de água.

O relatório (concluído em dezembro de 2014) é a maior base de dados do gênero e ressalta que “em tempos de escassez hídrica, a gestão de perdas de água tem papel fundamental nas ações estruturantes nos prestadores de serviços”. Também afirma que os dados apresentados mostram a necessidade de as empresas  responsáveis pelo abastecimento de água atuarem em ações para a melhoria da gestão, para a sustentabilidade da prestação de serviços, para a modernização de sistemas e para a qualificação dos trabalhadores.

Fonte : Blog do Gordinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário