segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"ÚTERO É VIDA" ATENDE 160 MULHERES EM AREIA

O dia Especial da Mulher do Campo aconteceu durante as comemorações da Semana do Agricultor. Nem a chuva e o frio da semana conseguiram impedir as 160 mulheres das cinco principais comunidades rurais de Areia de participar do Programa Útero é Vida, promovido pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB em parceria com a Prefeitura Municipal de Areia.

O dia especial das mulheres do campo foi realizado durante as comemorações da Semana do Agricultor de Areia e contou com, além da realização gratuita dos exames preventivos de colo de útero, palestras educativas; Espaço da beleza, onde puderam usufruir do atendimento de manicure e cabeleireiro e com a Rua do Lazer, espaço especialmente montado para as crianças brincarem seguras enquanto as mães aproveitam o seu dia. “As palestras educativas que são ministradas antes da realização dos exames são de extrema importância, pois ajudam a tirar dúvidas e afastar alguns medos que são comuns. As mulheres vão para o exame esclarecidas e bem mais tranquilas”, afirmou Carolina Darcy Melo, palestrante do evento e instrutora do SENAR-PB.

Além das dicas e informações recebidas durante as palestras, as mulheres puderam ouvir o alerta do Agente de Saúde, Tadeu, que destacou a importância da realização periódica do exame de Papanicolau. “O exame preventivo deve ser feito de 6 em 6 meses ou anualmente; não só hoje, que é dia de festa. A mulher tem que se cuidar todos os dias e não esquecer nunca dos seus exames”, afirmou. Para Véra Figueiredo, Gestora do Programa na Paraíba, além de conscientizar as mulheres da importância dos cuidados com a saúde, o programa promove o acesso ao exame para as pessoas que mais precisam e mais tem dificuldade em obter um atendimento médico. “Dar essa oportunidade para as mulheres do campo é muito gratificante, pois quanto mais cedo o problema for detectado e tratado, maior a chance de cura”, afirmou. O Programa Útero é Vida O Útero é Vida é o programa de prevenção do colo de útero da mulher rural.

Ele tem como objetivo principal promover a realização gratuita de exames de papanicolau, que consiste no teste mais eficiente na prevenção e detecção deste tipo de câncer. Além dos exames, a programação compreende palestras sobre saúde e sexualidade, Espaço da Beleza, Almoço especial e Rua do lazer, onde as crianças podem brincar enquanto as mães são consultadas. O Programa Útero é Vida foi desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e é coordenado, na Paraíba, pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB. Ao todo já foram realizados no estado, 8 ações, com previsão de mais 4 eventos ainda em 2011.

Fonte: SENAR PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário