domingo, 21 de agosto de 2011

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR SE REUNE

Os membros da Comissãode acompanhamento da implantação da saúde de trabalhador nos serviços de saúde do município de Areia realizaram a sua primeira reunião. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Conselho Municipal de Saúde, localizada no HospitalMunicipal Dr. Hercílio Rodrigues e contou com a presença da maioria dos membros titulares da referida comissão.

Durante a reunião, foram repassadas as ultimas ações para aimplantação e efetivação da Saúde do Trabalhador no Município. A Secretária de Saúde de Areia, Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), informou a todos os presentes que já esta implantado e em pleno andamento o serviço referente a saúde do trabalhador no município, esse serviço, segundo a secretária, irá beneficiar não só os servidores municipais,como também os servidores estaduais, federais e os trabalhadores em geral, que poderão contar com o atendimento especializado com uma profissional capacitadana saúde do trabalhador. A secretária ainda informou que alem da medica, outros profissionais passaram por treinamento realizado pelo CEREST/CG (Centro de Referencia em Saúde doTrabalhador), com o intuito de bem acolher os trabalhadores que procuram os serviços de saúde do município.

Durante a reunião, a secretária Carmita fez um pequeno relato das atividades desenvolvidas pela administração do município, em parceria com o CEREST/CG, para a implantação da saúde do trabalhador em Areia. De inicio foi feito o cadastramento de todos os trabalhadores existentes no município (zona urbana e zona rural), posteriormente foi feito também o cadastramento dos proprietários e estabelecimentos onde esses trabalhadores prestam os seus serviços,ainda dentro desse trabalho, foram levantadas as informações sobre o ambiente de trabalho desses trabalhadores e os riscos aos quais os mesmos estao sujeitos. Esses trabalhos foram desenvolvidos tanto na zona urbana, como também na zona rural, cadastrando também os trabalhadores da agricultura familiar e os autônomos.

Por recomendação do CEREST/CG e para servir de exemplo para as empresas e instituições a administração “Compromisso com o Povo” através da Secretaria de Saúde esta fazendo um cadastro com o histórico de saúde de cada um dos servidores municipais, sejam eles efetivos ou nao. Para a realização desses cadastros houve a separação dos servidores por secretarias, sendo realizado primeiramente o cadastramento dos servidores lotados na secretarias menores, ficando as secretarias de Saúde, Educação e Infra-Estrutura por seremas maiores, para encerrar o cadastramento.

Segundo a Secretaria Carmita esse trabalho voltado exclusivamente para os servidores municipais, resultará em informações necessárias para que a administração do município possa acompanhar a saúde dos seus servidores, e identificar quais os problemas de saúde que mais atrapalham o bom aproveitamento de cada um desses servidores. “Todo esse esforço para implantar a Saúde do Trabalhador no Município, demonstra a sensibilidade doprefeito Elsinho que é medico, da Primeira Dama do Município Dr. Silvia e todosque fazem a secretaria de saúde com relação a saúde do nosso trabalhador que também é um colaborador e responsável pelo sucesso da nossa administração”.

Faz parte dos projetos da Secretaria de Saúde do MunicípioImplantar no futuro dentro da saúde do trabalhador o cartão do servidor, onde o servidor publico municipal receberia um atendimento diferenciado, tendo sua vida facilitada devido já constar no banco de dados do hospital todo o históricode saúde de cada um dos servidores.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Um comentário:

  1. Muito bem! Já que nesse texto foi falado bastante do funcionario municipal, quero aqui deixar a minha indignação com referencia ao ultimo concurso da PMA que está pedente. Não faço politicagem, nem tão pouco peço favores aos corruptos que nos representa; EU só peço que os senhores responsáveis (prefeito, secretários e babões)tomem o mais rapido possivel uma atitude responsavel em relação a esta pendência.

    ResponderExcluir