segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA DIA DO AGRICULTOR

Na cidade de Areia, as comemorações referentes ao dia 28 de julho, dia do Agricultor, não se resumiram apenas a um dia, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, preparou uma programação toda especial para celebrar a passagem desse dia, com uma semana de comemoração.

As comemorações tiveram inicio logo na segunda feira, com a realização de uma entrevista com o Secretário Municipal de Agricultura Irisvaldo Nascimento, com o José Ilton Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e Alexandre, Presidente da Associação do Engenho Cipó, no programa Areia em Sintonia informativo da Prefeitura Municipal de Areia e que vai ao ar todas as segundas feira ao meio dia pela PBFM.

Na terça feira, a Universidade Federal da Paraíba que é parceira da administração “Compromisso com o Povo”, assim como a EMATER, abriu suas portas, para a realização de um torneio de futsal, com equipes oriundas dos quatro cantos do município e compostas por agricultores e filhos de agricultores. Neste mesmo dia, foi realizada uma corrida pedestre, envolvendo também agricultores e seus familiares.

Na quarta feira no Distrito de Mata Limpa, na Escola Abel Barbosa, que faz parte da rede municipal de ensino, durante todo o dia, as Secretarias Municipais de Agricultura, Saúde e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Ação Social, Turismo, Cultura, Infra-Estrutura e as Diretorias de Transporte e de Imprensa, realizaram a Campanha “Útero é vida”, que atendeu cerca de 150 mulheres agricultoras do município, que tiveram a oportunidade de realizar o exame preventivo, conhecido como “Papa Nicolau” e que é importantíssimo para a detecção precoce do câncer do colo do útero, o que ocasiona uma probabilidade maior de cura.

Segundo a Primeira Dama do Município, a médica pediatra Dr. Silvia Cezar a união prefeito e de todos os secretários que compõe a administração “Compromisso com o Povo”, com órgãos como o SENAR e tantos outros, é muito salutar, pois resultará em benefícios para a população. Ainda segundo a primeira Dama, Areia já realiza em todos seus postos de saúde o exitoso programa “Não de colo ao câncer do útero” e esse programa “Útero é vida”, desenvolvido pelo SENAR e que visa justamente atender as mulheres do campo, vem só a contribuir com as demais atividades desenvolvidas pela administração do município, visando à promoção da saúde, disse a primeira Dama.

Na quinta feira 28 de julho, dia do agricultor o dia começou com a realização de um encontro no auditório da EMATER, que contou com a participação do prefeito Elson da Cunha Lima Filho, do Professor Djail Diretor da UFPB Campus II, de Alto Martins Coordenador da EMATER no município, da Vereadora Nelma Carneiro representando a Câmara municipal e representante das Associações rurais do município. Na ocasião, cada um dos representantes teve a oportunidade de relatar todas as ações desenvolvidas por cada uma das entidades, visando melhorar a qualidade de vida e de trabalho do homem do campo.

O prefeito Elsinho, atendendo uma solicitação e requerimento da vereadora Nelma Carneiro, comunicou a todos os presentes no auditório da EMATER, que esta providenciando a documentação, para conceder o uso dos prédios de algumas escolas que foram desativadas a zona rural, para as associações dessas respectivas localidades. Com isso o prefeito está dando utilidade para o prédio dessas escolas e as associações terão um local adequado para realização das suas reuniões e realização de cursos que visam à qualificação desses trabalhadores e trabalhadoras rurais.

No espaço das Artes Horácio de Almeida, logo após a o encontro do auditório da EMATER, foram realizados as apresentações culturais, com a participação do artista popular Cobra Cordelista do visinho estado de Pernambuco, da declamadora Heloisa Cardoso da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça e do cantador e violeiro João Lourenço da cidade de Bananeiras, foi escolhida também a garota dia do agricultor. Para encerrar as comemorações da semana do agricultor, a administração do município ofereceu um almoço de confraternização para todos os agricultores e parceiros, que foi animado por um trio de forró pé de serra, tocando o autentico ritmo nordestino.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário