segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DE AREIA REALIZA SUA 5º CONFERÊNCIA

A Secretaria de Ação Social da cidade de Areia e o Conselho Municipal de Assistência Social, com a promoção da Prefeitura Municipal de Areia, realizaram na ultima quarta feira 3 a 5º edição da Conferencia Municipal de Serviço Social da cidade de Areia. O evento aconteceu no Espaço das Artes Horacio de Almeida e contou com a participação de cerca de 120 participantes, representando os diversos seguimentos da sociedade areiense.

Entre os participantes estiveram representantes de diversos órgãos e instituições que trabalham direta ou indiretamente com a ação de serviços sociais no município, destacando-se a participação da Pastoral da Criança, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, Conselho Tutelar, Centro Social Urbano, CRAS E CREAS, Colégio Santa Rita, CMDRS, Bombeiros Voluntários, Poder Judiciário, Câmara de Vereadores, as Secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura, Agricultura, Turismo e Infra- Estrutura e representantes dos diversos projetos sociais desenvolvidos pela administração do município.

A 5º Conferencia Municipal de Serviço Social da cidade de Areia, teve inicio, com o pronunciamento da Secretária de Saúde do Município, a Sr Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), que representou o prefeito Elson da Cunha Lima Filho e falou da satisfação de estar recebendo todos os presentes, e da oportunidade que esta sendo dada mais uma vez a população areiense, pela administração “Compromisso com o Povo”, assim como aconteceu com a Conferencia Municipal de Saúde, realizada a poucos dias, que se constituiu em um espaço aberto pela administração para que a população pudesse opinar sobre os caminhos a serem seguidos, e as políticas publicas a serem desenvolvidas, na área da saúde e naquele momento na área de serviço de ação social.

A Secretária de Ação Social do Município da Areia, Lucia de Fátima de Lima Araujo, em suas palavras fez a diferenciação dos serviços de assistência social oferecidos pelo município, através dos diversos programas desenvolvidos em parceria com os Governos Estadual e Federal, com o assistencialismo que acontecia no passado e foi enfática em afirmar, que hoje verdadeiramente os serviços de assistência social são um direto do cidadão ou da família que se encontra em estado de vulnerabilidade social, não se constituindo como se imaginava no passado de um ato de caridade. Lucia fez questão de apresentar a todos, as atividades desenvolvidas na sua pasta, os diversos programas que compõem o conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Serviço Social do município, destacando o oferecimento dos 13 cursos profissionalizantes para famílias e pessoas carentes do município, que estão encontrando nesses cursos uma qualificação profissional que pode garantir para os mesmos a inserção no mercado de trabalho.

Para proferir Palestra sobre o tema: “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores, a Secretaria de Ação Social e o Conselho de Ação Social do município, convidaram a Senhora Kelly Samara do Nascimento Silva, Assistente Social, Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Presidente do Conselho Regional de Serviço Social. Em sua palestra, Kelly também abordou os temas, que seriam trabalhados em grupos pelos participantes e que resultariam nas propostas aprovadas pela plenária e que serão apresentadas na etapa Estadual da Conferencia de Assistência Social.

Em um segundo momento da 5º conferencia municipal de ação social da cidade de Areia, os participantes foram divididos em 4 grupos, trabalhando os seguintes temas: “Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS”. “Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais”. “Fortalecimento da participação e do controle social” e “Centralização do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil”. O resultado desse trabalho em grupo foi apresentado a todos os presentes, e deles, cada grupo retirou três propostas que foram analisadas e aprovadas pela plenária, como sendo as propostas apresentada pela cidade de Areia na Conferencia Estadual. Para encerrar a conferencia, os delegados representando os diversos órgãos e instituições escolheram os delegados representantes da cidade de Areia e que irão defender as propostas do município na etapa estadual.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário