terça-feira, 30 de agosto de 2011

PREFEITO E SECRETÁRIA DE SAÚDE PARTICIPAM DE REUNIÃO PARA REGIONALIZAÇÃO DO SAMU

O Prefeito Constitucional do Município de Areia, o Medico Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho e a Secretária de Saúde do município, Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), participam nesta terça feira (30), de uma reunião, que acontecerá no Auditório do Serviço Municipal de Saúde em Campina Grande, com o intuito de dar andamento ao plano de Regionalização da Rede de Urgência e Emergência da Segunda Macrorregião, do SAMU regionalizado (Campina Grande).

A reunião será realizada com a presença dos cerca de 53 Prefeitos e Secretários de Saúde, que apontaram a cidade de Campina Grande como sendo a cidade reguladora desse serviço. Campina Grande é a segunda maior cidade do Estado e é apontada pelos municípios da sua região metropolitana e outros a exemplo de Areia, como sendo referência no serviço de urgencia e emergencia e na media e alta complexidade.

A reunião será comandada pela Secretária de Saúde da cidade de Campina Grande, Dr Tatiana de Oliveira Medeiros e terá como pauta os seguintes temas: Informações a respeito do andamento do processo de regionalização; Colher informações dos gestores municipais a respeito do andamento das obras em seus municípios, além da instalação de rádio e tronco telefônico; Emplacamento das ambulâncias; Colher informações sobre a real situação dos serviços de referência informados pelos municípios no Plano Estadual de Regionalização da Rede de Urgência e Emergência; Agendamento dos treinamentos das equipes e outros informes.

No último mês de novembro a cidade de Areia foi uma das cidades contempladas com uma Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e se comprometeu a providenciar todas as condições necessárias para a instalação do serviço no município. Segundo a Secretária de Saúde de Areia, Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), tão logo a administração do município tomou conhecimento de que Areia seria uma das cidades beneficiadas com o programa, passou há providenciar a contrapartida que foi exigida do município, que era a construção ou locação de um local que se adequasse as exigências feitas pelo Ministério da Saúde para a instalação do SAMU, disponibilização de profissionais, compra de equipamentos e fardamento para os mesmos.

Ainda segundo a Secretária Carmita, a implantação do SAMU na cidade de Areia e demais cidades da região se constitui em um grande beneficio, pois acidentes graves já aconteceram e o número de ambulâncias da região foi insuficiente para atender a demanda, sendo necessário se aguardar a vinda do SAMU de Campina Grande. A Secretária ainda lembrou que, quem trabalha com saúde sabe, que em determinados casos, a demora no socorro as vítimas de acidentes, pode representar a perda de uma vida.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA

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