
A reunião será realizada com a presença dos cerca de 53 Prefeitos e Secretários de Saúde, que apontaram a cidade de Campina Grande como sendo a cidade reguladora desse serviço. Campina Grande é a segunda maior cidade do Estado e é apontada pelos municípios da sua região metropolitana e outros a exemplo de Areia, como sendo referência no serviço de urgencia e emergencia e na media e alta complexidade.
A reunião será comandada pela Secretária de Saúde da cidade de Campina Grande, Dr Tatiana de Oliveira Medeiros e terá como pauta os seguintes temas: Informações a respeito do andamento do processo de regionalização; Colher informações dos gestores municipais a respeito do andamento das obras em seus municípios, além da instalação de rádio e tronco telefônico; Emplacamento das ambulâncias; Colher informações sobre a real situação dos serviços de referência informados pelos municípios no Plano Estadual de Regionalização da Rede de Urgência e Emergência; Agendamento dos treinamentos das equipes e outros informes.
No último mês de novembro a cidade de Areia foi uma das cidades contempladas com uma Unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e se comprometeu a providenciar todas as condições necessárias para a instalação do serviço no município. Segundo a Secretária de Saúde de Areia, Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), tão logo a administração do município tomou conhecimento de que Areia seria uma das cidades beneficiadas com o programa, passou há providenciar a contrapartida que foi exigida do município, que era a construção ou locação de um local que se adequasse as exigências feitas pelo Ministério da Saúde para a instalação do SAMU, disponibilização de profissionais, compra de equipamentos e fardamento para os mesmos.
Ainda segundo a Secretária Carmita, a implantação do SAMU na cidade de Areia e demais cidades da região se constitui em um grande beneficio, pois acidentes graves já aconteceram e o número de ambulâncias da região foi insuficiente para atender a demanda, sendo necessário se aguardar a vinda do SAMU de Campina Grande. A Secretária ainda lembrou que, quem trabalha com saúde sabe, que em determinados casos, a demora no socorro as vítimas de acidentes, pode representar a perda de uma vida.
Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário