quarta-feira, 22 de junho de 2011

SECRETÁRIA DE CULTURA DE AREIA NO VESTIBULAR DA UEPB

Letras a mais no vestibular

Comvest aumenta número de questões de Língua Portuguesa e Literatura para a seleção deste ano

Aos estudantes que gostam da Língua Portuguesa uma ótima notícia. A Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) aumentou o número de questões da disciplina e de Literatura Brasileira que serão aplicadas no vestibular deste ano da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O número subiu de 25 para 35 questões. Agora, serão 20 questões relativas ao conteúdo de Língua Portuguesa e 15 para Literatura. O número de obras literárias adotadas para o vestibular deste ano permanece o mesmo. Quatro livros compõem a literatura obrigatória e, como de costume, uma das obras é reservada a produção de autores paraibanos.

Antologia Poética, de Carlos Drummond; Contos Negreiros, de Marcelino Freire; e Os Ratos, de Dionélio Machado compõem a lista de obras selecionadas juntamente com Marias, da areiense Janaina Azevedo, obra eleita como produção paraibana e que está sendo disponibilizada em versão digitalizada, no site da Comvest (comvest.uepb.edu.br). Conforme explicou o presidente da comissão, Ivan Barros Santos, essa foi a maneira encontrada para facilitar o acesso dos candidatos à obra. "Pedimos a autorização de Janaina Azevedo para que pudéssemos disponibilizar seu livro na versão digital. O livro foi lançado há 12 anos e hoje é difícil de ser encontrado. Por isso, os candidatos terão a oportunidade de ler o livro que pode ser baixado no site da Comvest", destacou Barros.

O presidente da comissão pontuou ainda a necessidade de inserir obras de autores locais como estímulo a produção e absorção do público. "A adoção de livros paraibanos no vestibular funciona como estímulo a leitura e ao descobrimento desses autores. Isso é uma prática comum no vestibular da UEPB e vem sendo bem recebido entre os candidatos. No critério de seleção das obras também destacamos autores mais contemporâneos do cenário nacional, com o intuito de trazer mais discussão a cerca desse tipo de literatura", comentou.

Janaina Azevedo é atual secretária de Cultura do município de Areia, mas por mais de 10 anos lecionou Língua Portuguesa em escolas públicas e particulares. Marias foi seu primeiro livro, escrito ao longo de cinco anos. O livro de contos, em narrativas curtas, trata de questões relacionadas a condição feminina e discute liturgia e erotismo. Desde a sua publicação, em 1999, o livro encontra-se esgotado, mas pode ser encontrado em alguns sebos.

"Fiquei muito satisfeita com a escolha do meu livro para ser adotado em um exame como o vestibular. É uma forma dos paraibanos conhecerem os autores daqui. A abertura do mercado literário local ainda segue a passos lentos, mas iniciativas assim como a da UEPB valorizam e estimulam esses autores, onde também me incluo. Com o vestibular o livro é difundido. Estou muito feliz", disse a autora. O livro foi o vencedor da 4ª Edição do Prêmio Novos Autores Paraibanos, em 1999, na categoria Conto. Com a vitória do livro, a autora ganhou a publicação da sua obra pela Editora Universitária da UFPB.

Depois de "Marias", Janaina publicou o segundo livro de contos, intitulado Orquídia Dificulta (2002) e três anos mais tarde seu terceiro livro, Canções Para Dois Amores (2005), com diversos poemas. "Para este ano serão lançados dois novos livros. "O Livro de Otília" é uma novela. Já o outro, "Contos que a Vovó Conta" é voltado ao público infanto-juvenil".

A autora destaca a necessidade de trabalhar a literatura paraibana ainda no período escolar. "Nossa literatura é de excelente qualidade e cada vez mais surgem autores magníficos. A UEPB está de parabéns pela iniciativa, que não é de hoje, de incluir uma obra da terra em seu vestibular. As obras nacionais que foram selecionadas são maravilhosas e são referências em pesquisa para muitos literatos", disse. No livro Marias também se pode perceber um componente comum à contemporaneidade literária que é o intertexto, o diálogo com outros textos, de forma muito presente.

Um comentário:

  1. Elsinho acertou em cheio em convidar a Professora Janaina para ser Secretária de Cultura de Areia,Janaina é uma exelente professora e uma escritora de mão cheia,parabens prefeito pela escolha.Estamos torcendo por voce Janaina, mas cuidado com esse pessoal do P....

    ResponderExcluir