sábado, 11 de junho de 2011

PROFESSORES NIELSON E BERENICE FORAM OS ENTREVISTADOS DO PROGRAMA "AREIA EM SINTONIA"

A professora Berenice Almeida e o Professor e Sub Secretário Nielson Albuquerque, ambos componentes da Equipe Técnica da Secretária Municipal de Saúde foram os entrevistados da ultima segunda feira 6, no programa “Areia em Sintonia”, informativo da administração “Compromisso com o Povo”, que vai ao ar toda segunda feira ao meio dia na radio PBFM 105.3 a radio da Paraíba.

Os professores falaram sobre os programas desenvolvidos pela Secretária de Educação do Município, nas áreas de: formação e qualificação de professores, alfabetização de jovens e adultos e Levantamento da Situação Escolar (LSE).

Na área de qualificação de professores, os profissionais da educação destacaram a realização do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional, onde esta sendo oferecido aos professores da rede municipal de ensino, o curso de Informática sobre o Sistema Linux Educacional. O intuito do MEC é capacitar professores, para trabalhar com alunos nos laboratórios de informática existentes nas escolas. O curso tem a gerencia da UNDIME/PB e é resultado de convenio com a prefeitura municipal de Areia.

Nielson e Berenice são tutores do programa PROINFO, que em Areia funciona com duas turmas, uma presencial de 40 horas, com 60 alunos e outra semipresencial de 100horas, com 47 alunos. Ambas as turmas funcionam na Escola Julia Verônica, e o publico alvo são professores e auxiliares administrativos. Nos segundo semestre a intenção é implantação de novas turmas, contando não só com a participação de professores da rede municipal de ensino, mas também de professores da rede estadual. As primeiras turmas devem concluir o curso em 2012 com a etapa projetos com os certificados sendo emitidos pela UNDIME/PB e pelo MEC.

Outro programa desenvolvido pelo município e abordado pelos professores foi o programa de alfabetização de jovens e adultos, que é resultado da parceria do município com o FNDE, que visa capacitação de professores e disponibiliza material para os alunos, material didático, merenda e bolsa dos alfabetizadores e coordenadores. Para a realização desse programa a prefeitura disponibiliza os locais para a instalação das turmas, carteiras, quadros negros para locais alternativos. Para avaliação do andamento do programa, são realizados visitas periódicas, reuniões e planejamentos didáticos quinzenalmente. Em Areia esse programa atende 747 pessoas, em 49 turmas, com 48 professores e 7 coordenadores, na zona urbana são 337 em 21 turmas e 3 coordenadores; na zona rural são 410 alunos, com 28 turmas, com 27 professores, sendo que um deles assume duas turmas e 4 coordenadores, funcionado em comunidades dos 4 Distritos do município.

Na entrevista os professores falaram sobre o levantamento da situação escolar (LSE), encontro que foi realizado de 28 a 30 de março em João Pessoa e contou com a participação de: Maria da Conceição Marcolino Ribeiro Pedagoga, Gilberto Nunes Engenheiro Civil e Nielson Sandro Vasconcelos de Albuquerque Técnico de Informática, todos membros da equipe Técnica da Secretaria de Educação do Município. O encontro teve como objetivo capacitar técnicos para a coleta de dados junto a rede publica escolar.

O encontro estabeleceu as seguintes metas: obter informações referentes às condições físicas dos ambientes escolares; obter informações sobre a situação das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental; analisar a situação das escolas com referencia aos Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola, estabelecidos pelo MEC; Possibilitar ao gestor, uma analise de sua rede de ensino a partir dos dados consolidados; Concretizar informações gerenciais e de estimativas de custos dos investimentos necessários a melhoria da rede escolar.

Os educadores destacaram que a implantação de todos esses e outros programas no município, só foi possível devido o interesse da administração, que através da secretaria de Educação correu atrás em busca desses benefícios. Segundo eles, todos esses programas são oferecidos através de convênios pelo Governo Federal, mas só podem chegar ao município através do interesse do gestor que disponibiliza as contra partidas e em alguns casos financia totalmente a realização de alguns programas. Na cidade de Areia segundo os professores, o prefeito Elsinho foi um grande incentivador para que o município viesse a desenvolver esses e outros programas, “o gestor sempre que foi procurado, sempre se mostrou solicito as nossas reivindicações, pois o objetivo do prefeito desde o primeiro dia da sua administração foi a melhoria na qualidade da educação oferecida aos alunos da rede municipal de ensino, disse os professores.


Um comentário:

  1. oi Nelson fiz uma visitinha a seu blog muito legal visite o meu também e seja meu seguidor professorasimonearaujo.blogspot.com aguardo sua visita

    ResponderExcluir