sábado, 11 de junho de 2011

PROFESSORA JANAINA AZEVEDO É A PRIMEIRA SECRETÁRIA DE CULTURA DE AREIA

FESTIVAL DE ARTES DE AREIA SERÁ EM JULHO

A ativista cultural Janaína Azevedo foi nomeada Secretaria de Cultura da cidade de Areia, brejo da Paraíba. É a primeira Secretaria de Cultura do município – considerado Patrimônio Nacional da Cultura. Janaína Azevedo é professora na cidade de Areia desde 1991. Lecionou na Escola Estadual Carlota Barreira, na Escola Municipal José Rodrigues, no Colégio e Curso Gennius e, atualmente, prestava serviço no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

É Escritora, autora de três livros: Marias (1999), obra que recebeu o prêmio de Melhores Autores Paraibanos na categoria Contos, acaba ser indicado para o Vestibular 2012; Publicou ainda Orquídea de Cicuta (Contos – 2002) e Canção para dois Amores (2005 – Poemas).

É ainda a única areiense a fazer parte do conceituado Dicionário de Escritoras Brasileiras (Verbete 611), da crítica literária Nelly Novaes Coelho. Está, no momento, pré-selecionada para o Prêmio Literário, categoria Contos, da FLIP (Festa Literária de Parati). É uma das autoras contemporâneas estudadas por grupos da UEPB; UFRJ e UFTO. Ainda esse ano lançará mais dois livros, um de Literatura Infanto-Juvenil e uma novela.

Janaína Azevedo trabalha também como elaboradora de projetos culturais, em parceria com Ana Clara Maia e estiveram à frente da realização, elaboração de projeto e captação de recursos dos dois últimos festivais acontecidos em 2005 e 2008.

A nova Secretaria já participou das reuniões que definiram à realização do Festival de Artes de Areia, dentro do Caminhos do Frio que acontecerá entre os dias 18 e 24 de Julho 2011. O evento é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Areia que, por sua vez, contará com o apoio do Ponto de Cultura local.

“Vou trabalhar em parceria direta com as Secretarias de Turismo e de Educação e Assis Lemos, da Studio Digital e funcionário da Prefeitura Municipal de Areia, será um dos seus companheiros de Secretaria. Juntos a todos os artistas vamos promover o fortalecimento cultural da cidade”, disse Janaina Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário