terça-feira, 31 de março de 2015

Palestras encerram Encontro de Legisladores mostrando o papel do vereador na sociedade

O I Encontro de Legisladores do Brejo realizado nesta sexta-feira (27), em Solânea, foi encerrado com palestras ministradas pelo consultor do Sebrae, Arnaldo Júnior, e pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Arnóbio Viana. Em ambas as explanações foram ressaltadas a importância que tem um vereador para o seu município e o seu papel como agente do desenvolvimento e da fiscalização para o bom uso dos recursos da sociedade. O evento foi organizado pelas Câmaras Municipais de Bananeiras e Solânea e contou com a participação de oito presidentes de Casas Legislativas, prefeitos, vices-prefeitos e vereadores de várias cidades.

Quem abriu a tarde foi o consultor Arnaldo Júnior. Ele falou sobre o papel dos parlamentares como agentes de desenvolvimento do seu município. Durante sua explanação, Arnaldo Júnior lembrou de exemplos de sucesso como a região do Cariri que investiu nas riquezas regionais e conseguiu se destacar em todo o Brasil e até fora do país.


 “O território do Cariri tem a renda e o artesanato como atividades. Vocês têm informação da implantação de grandes indústrias naquela região? Não! É preciso que chamar a atenção dos vereadores e dos prefeitos para a oportunidade de reconhecer o que temos na nossa realidade gerando mais emprego e mais renda para as comunidades. Alguns sonham com grandes empreendimentos e esquecem de reconhecer que, na perspectiva de gerar emprego eles já têm, que é a reunião de todos os pequenos negócios já existentes, mas faltam apoio e estímulo e orientação”, ressaltou.


Arnaldo Júnior acrescentou que é preciso haver interação entre os vereadores e os gestores municipais. “Os vereadores podem interagir com os gestores para discutir isso. É preciso discutir com uma secretaria que cuide do desenvolvimento local e comece a ter um movimento de capacitação que reconheça a importância desses pequenos negócios. É importante que os vereadores fiquem atentos”, argumentou.

O papel de fiscalizador

O conselheiro do TCE, Arnóbio Viana, falou sobre o papel de fiscalizador do vereador e foi mais além. Ele disse que os parlamentares assumem o papel de juízes quando julgam as contas do Poder Executivo e orientou para que todos fiquem atentos para a importância de avaliar essas contas com seriedade.

“Ele também é juiz quando ele julga as contas do prefeito. O TCE apenas emite um parecer, se pronuncia, mas quem julga, o juiz, veja o peso dessa palavra, o juiz é o vereador. Na sua condição atípica de ser juiz, que julga e vota nas contas do prefeito, ele aprovando ou reprovando contra a sua própria consciência, ele é um juiz indecente, não está agindo na grandeza de seu papel de juiz e representante do povo para fiscalizar os aspectos financeiros”, ressaltou.

Arnóbio citou aspectos fundamentais da gestão municipal que devem ser observados pelos vereadores enquanto agentes fiscalizadores. “Ele pode começar observando o funcionamento e desenvolvimento do controle, a parte patrimonial, financeira, orçamentária e operacional dos serviços e as contratações. No que tange aos controle, ele pode observar se o município tem o controle interno. É dever ter seu controle interno estabelecido, delimitar funções determinadas em lei. O vereador pode olhar e observar a existência de mecanismos de controle interno”, alertou.

Encerramento

Após as palestras,o presidente da Câmara de Solânea, Márcio Prudêncio, fez os agradecimentos a todos os presentes no evento e enfatizou a importância do encontro para que sejam estudadas soluções para os problemas da região brejeira. “Agradeço a todos que vieram aqui contribuir com essa ideia que já havia nascido quando nosso amigo Ramom Moreira era presidente da Câmara de Bananeiras. Essa ideia surgiu de uma necessidade e da oportunidade. Acredito que esse evento superou as expectativas e por isso agradeço a todos que vieram e, principalmente, aos funcionários dessas Casas”, finalizou.

Focando a Notícia




Nenhum comentário:

Postar um comentário