segunda-feira, 2 de março de 2015

Conta de energia elétrica fica mais cara na Paraíba a partir de segunda

A conta de luz vai ficar mais cara na Paraíba a partir da próxima segunda-feira (2). A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta sexta-feira (27) a revisão extraordinária para 58 concessionárias. Para Campina Grande e mais cinco cidades, atendidas pela Energisa Borborema, o aumento será de 5,7% e no restante do Estado, que tem o fornecimento da Energisa Paraíba, o índice será de 3,8%.


Também começam a valer na semana que vem os novos valores para as bandeiras tarifárias, que permitem a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Além da revisão extraordinária, as distribuidoras passarão neste ano pelos reajustes anuais, que variam de acordo com a data de aniversário da concessão.

Segundo a Aneel, a revisão leva em consideração diversos fatores, como o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deste ano, o aumento dos custos com a compra de energia da Usina de Itaipu - por causa da falta de chuvas -, o resultado do último leilão de ajuste – que aumentou a exposição das distribuidoras ao mercado livre – e o ingresso de novas cotas de energia hidrelétrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário