terça-feira, 31 de março de 2015

Mais da metade dos prefeitos da PB não têm ensino superior e quase 15% só têm o fundamental

A educação é um dos dez direitos sociais garantidos pela Constituição Federal a todo cidadão brasileiro. E ela deve chegar até os mais longínquos recantes e não pode fazer distinção de cor, raça ou crença. Mas, o que fazer em um município onde nem mesmo o seu gestor tem um grau de instrução condizente com o cargo o qual ocupa?

De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas dos Municípios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais da metade dos prefeitos paraibanos (51,12%) não têm ensino superior. Pior que isso. Segundo os dados, 14,80% só têm o ensino fundamental, que é aquele que vai do 1º ao 9º ano, ou 2ª a 8ª série, como se dividia antigamente a estrutura educacional brasileira. Alguns deles até chegaram a entrar no ensino médio, mas não completaram.


Isso quer dizer que, dos 223 prefeitos que comandam as cidades da Paraíba, 114 não têm formação superior e, desses, 33 só têm ensino fundamental.  Sete gestores que atualmente estão à frente de prefeituras paraibanas sequer terminaram o nível primário de educação. Outros 16 conseguiram finalizar esse grau de instrução.

Dez desses chefes do Poder Executivo Municipal ainda entraram no nível médio, mas não terminaram e 54 conseguiram finalizar esse grau. Vinte e sete prefeitos conseguiram ingressar na universidade, mas não concluíram os cursos. Apenas 82 (36,77%) conquistaram um diploma de ensino superior e 27 (12,10%) têm pós-graduação.

A média de prefeitos da Paraíba que não têm ensino superior ultrapassa a nordestina que é de 48,16%. No Nordeste dos 1.794 Chefes do Executivo, 864 só têm até o ensino médio. Esse índice também supera o brasileiro, que é de 47,54%, ou seja, dos 5.570 prefeitos do país, 2.648 têm apenas até o nível médio como grau de instrução.


Secretários mudam o roteiro

O índice de gestores municipais de saúde que não têm nível superior de ensino também não é baixo, mas nem de longe se compara ao resultado dos prefeitos, conforme o IBGE. Os dados revelam que dos 223 secretários que comandam a pasta da saúde, 55 (24,7%) não conquistaram diploma em uma universidade ou faculdade.

No caso dos gestores da saúde o quadro ficou assim, segundo o IBGE: dois só têm o ensino fundamental; um tem ensino médio incompleto; 24 possuem o nível médio completo; 28 o superior incompleto; 108 têm superior completo; e 60 possuem pós-graduação.

Por: Nice Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário