segunda-feira, 23 de março de 2015

NO GIRASSOL II - Paraíba registra mais de 340 assassinatos em dois meses e três semanas de 2015

Imagem: Internet
A Paraíba (cerca de 3,9 milhões de habitantes) já registrou, nas três primeiras semanas de março, um total de 71 assassinatos. No ano, segundo informações do Ciop combinadas com a cobertura do noticiário policial, o número de mortes já ultrapassa 341, o que dá mais de quatro homicídios por dia ao logo de menos de três meses.

Para se ter uma ideia, foram assassinadas menos de 800 pessoas na França (cerca de 64 milhões de habitantes) em todo o ano passado. Aliás, os números da violência no Brasil foram motivo de vários pronunciamentos de escritores brasileiros durante o Salão de Livros de Paris. Paulo Lins (que escreveu Cidade de Deus e Desde que o samba é samba) afirmou que o País vive um clima de guerrilha.

Entre os brasileiros que vivem na França, o sentimento é de tristeza. Tereza Peixoto, que mora nos arredores de Paris há 28 anos, espanta-se com os números da violência num Estado como a Paraíba: “Não teria como criar meus filhos num clima de violência desse.”

Ranking – Nos últimos quatro anos, João Pessoa saltou de 29ª para 9ª, há dois anos, e para 4ª cidade mais violenta do mundo, segundo ranking de ONG mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Publica y Justicia Penal, municípios onde não há guerras. Se em 2013, sua taxa de assassinatos era de 66,9 por grupo de 100 mil, no ano de 2014 saltou para 79,41 homicídios por grupo de 100 mil pessoas.


VEJA MAPA DO RANKING:
Clique na imagem para ampliar



Nenhum comentário:

Postar um comentário