sexta-feira, 20 de março de 2015

Esperança e 14 cidades da Paraíba têm colapso no abastecimento de água, diz Cagepa

Imagem: Internet
Quinze cidade e cinco distritos paraibanos estão em colapso no abastecimento de água, segundo a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). São elas: Montadas, Algodão de Jandaíra,Nova Floresta, Cuité, Serra Redonda, Remígio, Esperança, Puxinanã, Areial, Riacho de Santo Antonio, Desterro, Cacimbas, São João do Rio do Peixe, Carrapateira e Triunfo. E cinco distritos: São Miguel, Lagoa do Mato, Cepilho, Pindurão e Gravatá.

Para o gerente regional da Cagepa em Campina Grande, Simão Almeida, a população deve mudar hábitos para que a situação não piore. “A gente tem que mudar o hábito do uso da água. Temos que racionalizar o consumo, otimizar e reaproveitar a água”, explicou.

Na cidade de Montadas, uma das que estão em colapso, o açude que abastece a cidade está entre os 41 que estão em estado crítico e só está com 5% da capacidade, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). De acordo com a Cagepa, Montadas está há quase dois anos entre as 20 cidades em colapso.

A água que abastece a cidade vem de outros lugares em caminhões-pipa. Conforme a prefeitura municipal, a água tem origem em Campina Grande e Areia e é colocada em três cisternas da cidade, onde os moradores podem pegar 20 litros por dia para cada pessoa da casa.

A moradora Maria da Guia pega água todos os dias em uma cisterna que fica no seu bairro e tem direito a 40 litros para ela e seu marido. “Carro-pipa tem todos os dias, mas algumas vezes vem dois ou só um aí temos que economizar”, disse.

Racionamento

A Paraíba tem 49 localidades que passam por racionamento atualmente: Barra de São Miguel, Areia, Umbuzeiro, Nova Palmeira, Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Aroeiras, Gado Bravo, Nazarezinho, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Santa Cruz, Vieirópolis, Lastro, São Francisco, Riacho dos Cavalos, Jericó, Mato Grosso, Arara, Casserengue, Bélem, Caiçara, Logradouro, Solânea, Riachão, Tacima, Dona Inês, Damião, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Araruna, Monte Horebe e os distritos de Galante, São José da Mata, Novo Pedro Velho, São Pedro, Riachão, Braga, Rua Nova, Barreiros, Logradouro e Cozinha

Alerta

Há ainda as cidades que estão em alerta podendo ficar sem abastecimento. São elas: Piancó, Alagoa Grande, Pilões, Serraria, Natuba, Gurjão, Lagoa, São José de LAgoa Tapada, Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Conceição.

G1 PB











Nenhum comentário:

Postar um comentário