quinta-feira, 19 de março de 2015

Câmaras Municipais da PB viram cabide de emprego e 46% não têm efetivos

Imagem: Internet
Sem a realização de concursos públicos que possibilite a inserção de servidores efetivos, as Câmaras de Vereadores da Paraíba se transformaram em verdadeiros cabides de empregos. Das 223 Casas Legislativas Municipais, 169 funcionam somente com comissionados ou contratados, possuem mais comissionados que efetivos ou têm a mesma quantidade de servidores concursados ou não. Isso representa 75,8% do total das Câmaras, segundo o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado.

As que não possuem nenhum funcionário efetivo somam 103 (42,2%). Em outras 54 Câmaras de Vereadores paraibanas (24,2%) o quadro de servidores comissionados ou contratados é maior que o de efetivos. Ainda existem 12 Casas onde o número de efetivos e comissionados é igual.

Em todo o Estado apenas cinco Casas Legislativas Municipais não possuem servidores comissionados ou contratados e funcionam somente com os efetivos. São nos municípios de Cruz do Espírito Santo, Pirpirituba, Quixabá, São Domingos e Manaíra, conforme dados do Sagres.

Comissionados dominam

As maiores cidades paraibanas são as que concentram também o maior problema relacionado a cabide de emprego nas Câmaras Municipais. De acordo com o Sagres, um dos casos mais graves está em João Pessoa, onde existem 581 servidores comissionados e apenas 101 efetivos. Significa que 85% dos funcionários da Casa não entraram nela por meio de concurso público.

O mesmo cenário se repete em Campina Grande. A Câmara Municipal tem 295 servidores, sendo que desses, apenas 22 são efetivos e os outros 273 são comissionados (92,54%).

Santa Rita também figura na lista das Câmaras de Vereadores que mais empregam pessoas que não encararam um concurso para atual no Legislativo Municipal. Dos 143 servidores da Casa, 133 são comissionados (93%) e apenas 13, efetivos.

Cabedelo, Cajazeiras, Conde, Guarabira, Monteiro e Sousa também integram essa lista. Na cidade portuária, dos 111 funcionários, 93 são comissionados. Em Cajazeiras existem 51 comissionados e 20 efetivos; em Conde são 69 comissionados contra dois efetivos; em Guarabira existem 47 comissionados e 12 efetivos; na cidade de Monteiro a Câmara empresa 31 comissionados e um efetivo; e, em Sousa, são 82 comissionados e 11 efetivos.

Portal Arara

Fonte : Nice Almeida/Focando a Noticia


Nenhum comentário:

Postar um comentário