quinta-feira, 5 de março de 2015

AULA INAUGURAL FAZ DO IFPB HOJE REALIDADE EM ESPERANÇA

Uma aula inaugural do curso de Agente Social Ambiental do Pronatec para alunos esperancenses marcou historicamente o início das atividades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPB Campus Esperança.

A solenidade aconteceu nesta segunda(02), na escola municipal Dom Palmeira e contou com a presença do prefeito Anderson Monteiro, o reitor do IFPB professor Cícero Nicácio, diretor do Campus Esperança professor Walnyr Lira, deputado estadual Arnaldo Monteiro, presidente da câmara municipal vereador José Adeilton “Amazan”, entre outras autoridades. 

Antes do pronunciamento das autoridades, o grupo de danças esperancense, Chamego Medonho, realizou uma apresentação em que interpretou a música Porta do Sol da cantora Renata Arruda. Iniciando as falas, o diretor do Campus Esperança do IFPB, em implantação, Walnyr Lira, destacou que a partir daquele momento histórico o IFPB estava passando a fazer parte da história de Esperança, como Esperança da história do IFPB, contribuindo com a formação e a qualificação pessoal e coletiva de todos.

O deputado Arnaldo Monteiro manifestou imensa alegria de poder ali está presente, lembrando que essa luta começou quando ainda era prefeito, momento em que o senado federal aprovaria a implantação de cinco institutos para o Estado da Paraíba, entre os quais, o de Esperança. Recordou as dificuldades vividas como estudante de graduação por ter que se deslocar para estudar em outros centros como hoje ainda acontece. Afirmou, por fim, ser aquele ato um sonho realizado já que na mesma escola onde se instala esse primeiro curso, foi local onde também estudou, a exemplo da esperancense Eudna Araújo, dos quadros do IFPB, que hoje é responsável pelo programa “Mulheres Mil”.

O prefeito Anderson Monteiro agradeceu imensamente ao que julgou ser um pontapé da história do IFPB em Esperança e que será um divisor de águas na história do município. “A gente vê aqui uma reunião de homens de bem que não estão preocupados com obstáculos, mas com o que deva ser feito para transpor esses obstáculos e realmente fazerem as coisas acontecerem”, frisou. O prefeito concluiu reafirmando que o que estiver ao alcance da prefeitura para o IFPB se tornar, cada vez mais uma realidade, será feito para que essa primeira turma de desbravadores possa,  lá na frente, diante de fotos e placas de formaturas, dizer: foi ali onde tudo começou.

O reitor Cícero Nicácio, por sua vez, traçou todo um perfil histórico dos 105 anos do instituto destacando a sua importância para o país e, principalmente, para a Paraíba. Quanto ao campus de Esperança, disse ser aquele instante um momento singularmente histórico na heróica e brava trajetória do município que este ano estará completando 90 anos. Afirmou que o governo municipal, através do jovem gestor, está tendo a visão de futuro para assim deixar um patrimônio que transformará as vidas de muitas gerações.

“Eu quero agradecer ao empenho, ao esforço e ao compromisso público que o prefeito Anderson tem dedicado a essa causa. Em todos os momentos ele se fez presente e abriu as portas da prefeitura e mostrou a disposição para essa parceria celebrada”, observou o reitor.
Quanto às obras de edificação do Campus, iniciadas em outubro de 2013, disse que em breve estarão sendo inauguradas para permitir uma magnífica estrutura para os alunos de Esperança e região com investimentos de recursos técnicos e financeiros que revolucionarão a fisionomia do belíssimo município. “Esperança terá, sim, tomando um pouco as palavras do prefeito, um divisor de águas na sua heróica e gloriosa história, o IFPB”.

Finalizando, chamou a atenção para um aluno esperancense, Ronaldo de Araújo Silva, de 18 anos, integrante do curso de Agente Sócio Ambiental e estudante do curso técnico de mineração do IFPB, Campus Campina Grande, que estará apresentando, agora em março, um projeto na USP, em São Paulo, sobre a caracterização físico/química da água.
Para fechar a histórica noite, o professor doutor, Gilcean Alves, proferiu a aula inaugural para os alunos da primeira turma do Pronatec/IFPB.

Presentes ainda, prestigiando a solenidade, o coordenador do Pronatec/IFPB Arlindo Neto, secretário de educação do município João Delfino, secretário de serviço social Francisco de Assis “Sizinho”, subsecretária de educação Carmery, diretor do Dom Palmeira Alex Giusepe, entre outras autoridades.


SECOM – PME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário