segunda-feira, 14 de novembro de 2011

UFPB: CAMPUS DE AREIA SEDIARÁ EVENTOS SOBRE COMUNIDADES QUILOMBOLAS

O município de Areia, situado no brejo paraibano, sediará nos dias 21 e 22 deste mês o I Seminário sobre Estudos Quilombolas e o Primeiro Encontro de Comunidades Quilombolas. Os eventos acontecem no Salão Nobre do Centro de Ciências Agrária (CCA), Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os encontros vão reunir representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais, ambos da UFPB, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Gabinete de Assessoria Jurídica das Organizações Populares de Pernambuco (GAJOP), e Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A proposta principal é fomentar espaços de discussões sobre as Comunidades Quilombolas de acordo com os princípios da Lei Federal 10.639/03 e do Decreto 4.887/03. A legislação exige o ensino dos conteúdos sobre a África e suas influências na sociedade brasileira e o reconhecimento das comunidades quilombolas. O evento também proporcionará o I Encontro de Comunidades Quilombolas da Paraíba no intuito de garantir espaços de discussões e demandas das comunidades remanescentes de quilombolas.

Ainda fazem parte dos objetivos do evento fomentar ações didáticas que possibilitem o reconhecimento da contribuição da população quilombola no desenvolvimento do Brasil e na microrregião do brejo paraibano no estado da Paraíba e identificar as demandas de ações sociais e agroecológicas que as comunidades quilombolas da região apresentam.

Na segunda-feira (21), a abertura está prevista para as 9h no Salão Nobre com o professor Djail Santos, Diretor do Centro de Ciências Agrárias e Lúcia Guerra, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, em seguida, apresentação cultural. A abertura prossegue com a mesa redonda - Educação e Direitos Humanos: reconhecendo a diversidade brasileira com as participações dos professores Marconi Pequeno da UFPB e Esther Fontes do Incra. O mediador será o professor Paulo César Géglio.

À tarde a partir das 14h, a programação prossegue com apresentação cultural e em seguida a mesa redonda - Lei 10.693: suas diretrizes e implantações no cotiodiano escolar com as participações das professoras Ana Cristina Silva da Rosa, pesquisadora em políticas educacionais; Lúcia de Fátima Júlio de Alagoa Grande; e Rosely de Almeida Ribeiro, secretária de Educação da cidade de Areia. O mediador será o professor Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho.

A programação tem continuidade na terça-feira às 9h, com apresentação cultural e a mesa redonda - Comunidades Quilombolas: direitos legais e ações com os professores José Antonio Novaes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB; Luis Gustavo Magnata Silva do Gabinete de Assessoria Jurídica das Organizações Populares de Pernambuco; e Edna Cristina do Prado do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. O mediador é o professor Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais do CCA de Areia.

No período da tarde, às 14h, encerrando as atividades, será realizado o Encontro das Comunidades Quilombolas com mediação do professor Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho. Às 17h, apresentação cultural seguido de um coquetel.

São parceiros a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Prefeitura Municipal de Areia.

Informações e inscrições dos eventos no endereço eletrônicohttp://www.cultivandoautonomia.wordpress.com.

Com UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário