segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SAMU CAPACITA PROFISSIONAIS DE MAIS 5 MUNICÍPIOS, ENTRE ELES AREIA

Começa na próxima segunda-feira, 21, e prossegue até o dia 2 de dezembro, a capacitação com outros 50 profissionais de mais cinco municípios, Umbuzeiro, Areia, Esperança, Alagoa Nova e Alcantil, que depois de implantada a regionalização, serão regulados pelo SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) da Prefeitura de Campina Grande. A capacitação será realizada diariamente, a partir das 13h, e ministrada por profissionais do SAMU, com os objetivos de qualificar e aprimorar o conhecimento dos profissionais, entre os quais, condutores socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Na segunda-feira, 21, a abertura da capacitação acontece no auditório do Conselho Municipal de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com os temas “Regulação médica”, “Funcionamento do SAMU” e “Atribuições dos profissionais”. Na terça-feira, 22, a capacitação passa a ser realizada no auditório da Vila do Artesão, onde os profissionais serão capacitados em “Avaliação primária” e “Avaliação secundária”. “Rolamento 90º e 180º”, “Colar cervical” e “Prancha longa e prancha a vácuo” serão os temas apresentados na quarta-feira, 23.

No dia 24, quinta-feira, a capacitação prossegue com os temas “Imobilizações de fraturas”, “Retirada de capacete” e “Retirada rápida/ Utilização de Ked e Teresa”. No dia seguinte, será abordado o tema “Reanimação cardiopulmonar adulto e infantil”. Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, os profissionais capacitados estarão acompanhando os profissionais nas ambulâncias do SAMU para que possam participar dos atendimentos realizados.

Na primeira etapa realizada no mês passado, participaram da capacitação cem profissionais dos municípios de Aroeiras, Boqueirão, Caturité, Cabaceiras, Pocinhos, Queimadas e Cuité.

SOBRE A REGIONALIZAÇÃO

Fazem parte da macrorregião de Campina Grande os seguintes municípios: Soledade, Juazeirinho, Taperoá, Esperança, Arara, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, São Sebastião de lagoa de Roça, Pocinhos, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Alcantil, Barra de Santana, Riacho de Santo Antônio, Natuba, Aroeiras, Umbuzeiro, Picuí, Pedra lavrada, Barra de Santa Rosa, São Vicente do Seridó e Cuité.

A regionalização do SAMU vai ampliar em quase 150% o número de pessoas beneficiadas com o serviço, que é de atualmente 380 mil, correspondentes aos moradores de Campina Grande, para uma população de R$ 927 mil pessoas. As bases descentralizadas serão instaladas nos municípios e reguladas pelo SAMU de Campina Grande.

O objetivo da regionalização do SAMU é qualificar o atendimento de urgência e emergência nos pequenos municípios. O SAMU de Campina Grande dará cobertura a esses municípios e regulará todo o sistema de urgência e emergência, incluindo a regulação dos leitos hospitalares dos municípios referenciados.

Fonte: Redação com iParaíba com Codecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário