segunda-feira, 14 de novembro de 2011

RESERVE ESSA DATA! A AÇÃO FOME ZERO REALIZA A CERIMÔNIA DO 8º PRÊMIO GESTOR EFICIENTE DA MERENDA ESCOLAR 2011

Participarão da cerimônia Ministros de Estado, autoridades e empresários associados à Ação Fome Zero. Está prevista a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff. As categorias das prefeituras premiadas serão conhecidas durante a cerimônia.

ATENÇÃO: Todos os municípios participantes são convidados para a cerimônia de premiação, as cidades premiadas já foram notificadas individualmente.

Dia 23 de novembro acontecerá em Brasília (DF) a cerimônia de premiação da 8ª edição Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.

Foram inscritos 1.082 municípios no ano de 2011. Entre agosto e setembro deste ano, 37 prefeituras finalistas em todo o país receberam as visitas técnicas de pesquisadores do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Os premiados deste ano já foram avisados individualmente, mas só serão conhecidos pelo público durante a cerimônia.

O método de avaliação do Prêmio baseia-se na análise das informações fornecidas pelos gestores públicos sobre quatro aspectos da execução do PNAE (Programa Nacional Alimentação Escolar), e são eles: administrativo financeiro, eficiência nutricional, desenvolvimento local, participação social, ações de valorização profissional de merendeiras e o quadro evolutivo destes municípios nestas ações entre 2009 e 2010, uma novidade neste ano. Após a análise de todos os formulários, foram selecionados municípios que passaram por uma avaliação da Comissão Julgadora, formado por profissionais gabaritados de diversos segmentos, (Universidade Federal de São Paulo, Associação Brasileira de Nutrição, Sebrae/SP, Instituto Polis, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Cargill, Centro de Recuperação e Educação Nutricional, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Conselho regional de Contabilidade/SP, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos, Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, Sesc (Mesa Brasil), Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos, Ministério do Desenvolvimento Social, entre outras), chegando-se ao grupo das 36 prefeituras finalistas que receberam visitas técnicas para verificação in loco das informações prestadas. Após as visitas técnicas, foi realizada uma nova reunião do júri para a escolha dos 22 municípios que mais se destacaram na gestão do PNAE em todo o Brasil. A premiação terá as seguintes categorias regionais:

• Pequenas Cidades

• Médias e Grandes Cidades

• Valorização Profissional das Merendeiras

• Merenda Indígena e/ou Quilombola

Além das categorias acima, premiaremos um município em “Projeto Destaque do Semiárido”, três municípios que desenvolvem projetos de merenda com produtos orgânicos da agricultura familiar e outro com projeto de merenda com produtos da sociobiodiversidade.

As práticas premiadas podem servir de modelo para outras cidades do país e as selecionadas serão colocadas no “Observatório de Boas Práticas”, do portal da Ação Fome Zero: www.acaofomezero.org.br.

A alimentação escolar de qualidade contribui para a promoção da segurança alimentar de crianças e jovens do Brasil, além de ser um instrumento fundamental para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis. Os recursos públicos direcionados à merenda escolar, quando adequadamente aplicados, podem gerar riqueza e desenvolvimento para a região. Uma merenda saudável e nutritiva é a base para o crescimento das gerações que construirão o futuro deste país.

Fonte: Ação Fome Zero

Um comentário:

  1. De 18 a 22 de dezembro, Semana Natal Cultural: atrações culturais diversas em frente ao Solar José Rufino e no Espaço das Artes. Não percam! As apresentações terão início sempre ás 19h30min. Projeto idelaizado pelas Secretarias de Cultura, Turismo, Educação e Ação Social, em parceria com Instituições de Ensino do Município.

    ResponderExcluir