segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PREFEITO DE AREIA É ESCOLHIDO COMO UM DOS MELHORES GESTORES DOS RECURSOS DA MERENDA ESCOLAR DO BRASIL

O prefeito da cidade de Areia, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho, estará na próxima quarta feira dia 23 do corrente mês, na cidade de Brasília, Capital Federal, para participar da entrega da premiação da 8º edição do Premio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.

Nesse ano de 2011, 1082 municípios se inscreveram e 37 foram selecionados para a fase final do 8º premio gestor eficiente da merenda escolar. Esses 37 municípios entre eles Areia, receberam a visita técnica de representantes do FNDE, que vieram constatar em loco, as informações repassadas pelos 37 municípios finalistas.

Segundo a Secretária de Educação da cidade de Areia, a professora Rosely Ribeiro, as técnicas do FNDE, já antecipavam a informação que a cidade de Areia era uma forte candidata a ficar entre as 22 cidades premiadas, pois segundo elas, de todas as cidades visitadas, o município brejeiro era o que estava apresentado às melhores praticas na aquisição da merenda escolar.

O método de avaliação do Prêmio baseia-se na análise das informações fornecidas pelos gestores públicos sobre quatro aspectos da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e são eles: administrativo financeiro, eficiência nutricional, desenvolvimento local, participação social, ações de valorização profissional de merendeiras e o quadro evolutivo destes municípios nestas ações entre 2009 e 2010, uma novidade neste ano.

Após a análise de todos os formulários, foram selecionados municípios que passaram por uma avaliação da Comissão Julgadora, formado por profissionais gabaritados de diversos segmentos, (Universidade Federal de São Paulo, Associação Brasileira de Nutrição, Sebrae/SP, Instituto Polis, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Cargill, Centro de Recuperação e Educação Nutricional, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Conselho regional de Contabilidade/SP, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos, Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, Sesc (Mesa Brasil), Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos, Ministério do Desenvolvimento Social, entre outras), chegando-se ao grupo das 36 prefeituras finalistas que receberam visitas técnicas para verificação in loco das informações prestadas. Após as visitas técnicas, foi realizada uma nova reunião do júri para a escolha dos 22 municípios que mais se destacaram na gestão do PNAE em todo o Brasil.

Um comentário:

  1. Em janeiro será inaugurado o Espaço do Artesão no Espaço das Artes Horácio de Almeida, com exposição permanente do Artesanato Areiense. O projeto está em andamento através da Secretarias de Cultura e de Turismo. O Prefeito Elsinho já autorizou a fabricação dos expositores padronizados, o que será um atrativo a parte para a exposição, bem como uma forma de valorizar ainda mais o trabalho dos artesãos. Aguardem!

    ResponderExcluir