sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Agricultores de Lagoa de Roça/PB são beneficiados com construção de cisternas de placa

Cisterna de Placas
Cerca de 50 pessoas que residem nas comunidades de Manguape, Riacho Amarelo e Santarém, na zona rural do município de São Sebastião de Lagoa de Roça, foram beneficiadas com mais uma ação do Projeto Rio Mamanguape-Fase II – que é patrocinado pela Petrobras, através do 
Programa Petrobras Socioambiental. O projeto já está realizando a entrega dos materiais para a construção de 10 cisternas de placa, que auxiliarão as pessoas no armazenamento de água para consumo humano.

De acordo com o técnico em agropecuária, Gerlândio Diniz, durante o mês de janeiro, foram realizados diagnósticos para implantação dos benefícios nas comunidades. “Realizamos durante trinta dias, um diagnóstico da área e detectamos a carência deste tipo de ação na região. Nesta fase vamos atender 10 famílias. Após confirmarmos a carência, já começamos – de forma rápida – o processo de doação dos materiais para que o processo de construção dos reservatórios seja iniciado em casa localidade” completou.

As ‘Cisterna de Placas’ são reservatórios de captação da água de chuva, construídos com placas de cimento pré-moldadas, cuja finalidade é armazenar água para o consumo básico das famílias rurais residentes na região semiárida durante o período de estiagem ou quando não há disponibilidade de água com qualidade para o consumo residencial.

O reservatório tem forma cilíndrica ou arredondada e é coberto, para evitar a poluição e a evaporação da água armazenada. Outra característica técnica da obra é que a cisterna é semienterrada, ou seja, aproximadamente dois terços da sua altura dia abaixo do solo para garantir a segurança de sua estrutura.

A água captada na cisterna vem do telhado das casas e é conduzida por calhas de zinco ou PVC, que direcionam a água até o tanque de armazenamento da cisterna, cuja capacidade é definida a partir do número de pessoas que irão utilizá-la.

ASCOM – COOPACNE


Nenhum comentário:

Postar um comentário