segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AREIA:BERÇO DA CULTURA NA PARAÍBA CRIA A SUA ACADEMIA DE LETRAS

A tarde do ultimo sábado 28, foi uma tarde importantíssima para a Historia da mais importante cidade do brejo paraibano, farol da cultura no estado da Paraíba e Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, a cidade de Areia, berço de tantos filhos ilustre desse estado e do Brasil, que criou a sua Academia de Letras, resgatando toda uma divida com seus antepassados e já projetando o futuro.

Segundo a Secretária de Cultura do Município de Areia, a Escritora Janaina Azevedo, a idéia de criação da Academia de Letras de Areia, surgiu de uma conversa como Secretario de Agricultura do município, o Engenheiro Agrônomo Irisvaldo Nascimento e que encontrou no prefeito Elson da Cunha Lima Filho, um grande entusiasta. Segundo a secretaria, a criação da Academia de Letras de Areia muito se deve ao apoio do prefeito Elsinho, que desde que foi comunicado da intenção de se criar essa Academia, passou a nos cobra agilidade, para que a mesma viesse a ser beneficiada como o subsidio cultural criado pela administração “Compromisso com o Povo” e que beneficia diversos grupos culturais no município, fazendo do prefeito Elsinho um gestor incentivador e amigo da cultural

Ainda a segundo a Secretária de Cultura de Areia, “Uma Academia em Areia, nesse momento, irá cumprir o papel de, além de preservar e cultuar a memória intelectual da cidade irá agrupar as pessoas que produzem literatura hoje e servir de elo entre a atual geração e as obras dos autores do passado. Nosso desejo é o de que a Casa de Horácio de Almeida seja a casa de todos aqueles areienses e paraibanos cujo sentimento de amor pelo saber, pela arte, pela tradição e, principalmente, pela renovação da tradição. No mais, pode ser uma tentativa de desmistificar o prognóstico do próprio Horácio de Almeida de que Areia é uma cidade que caiu numa decadência cultural e vive a nostalgia dos dias gloriosos”.

O modelo a ser seguido pela Academia de Letras de Areia, será o modelo tradicional, mas terá seu grande diferencial, pelo fato de somente incluir em suas listas de Patronos, Artistas e Intelectuais que nasceram em Areia ou mesmo que escreveram obras sobre a cidade a principal cidade brejeira. Outro diferencial observado na Academia de Letras de Areia é a homenagem que também esta sendo feita, a artistas que morreram recentemente e que também contribuíram para que a cidade não deixasse morre a sua importância cultural.

A Academia de Letras de Areia terá como função, cuidar da memória do povo areiense e paraibano, reunir a produção literária e cientifica produzida sobre a cidade. No caso da Academia de Letras de Areia, todas as representações da sociedade areiense estão sendo agraciados, professores, literatos, ativistas culturais e gestores.

Um comentário:

  1. Existem determinadas pessoas,que nao sabem escrever nem o proprio nome,por esse motivo,nao sabem a importancia da criação de uma Academia de Letras na cidade.Esses ignorantes tinham era que dar o braço a torcer e reconhecer que elsinho esta sendo o prefeito que mais vem trabalhando em prol da cultura de areia e vem trabalhando para colocar a casa em ordem, depois da passagem de PEDRO FREIRE E O GRUPO DE TIAO NA PREFEITURA. Enquanto isso,O BREGALIMPA FICOU SÓ NA VONTADE KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir