quinta-feira, 6 de outubro de 2011

AREIA É UMA DAS 37 CIDADES FINALISTAS DO PRÊMIO GESTOR EFICIÊNTE DA MERENDA ESCOLAR

A cidade de Areia, principal cidade do brejo paraibano, durante a semana passada, recebeu a visita das técnicas e pesquisadoras do FNDE, Marcilia de Oliveira e Márcia Cristina Siqueira, que visitaram algumas Escolas do município, visando acompanhar o desenvolvimento do Programa de Aquisição de Merenda Escolar desenvolvido pela administração do município.


Na ocasião também foi informado ao Prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho, e a Secretária de Educação do Município, a Professora Rosely Ribeiro, que aquela visita técnica estava sendo realizada e tinha como motivação, a cidade de Areia ter sido uma das cidades selecionadas para participar da fase final do Premio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Em todo Brasil, 1068 municípios se inscreveram, de todos eles, 37 foram selecionados para a fase final e Areia esta entre esses 37municipios e com chances claras de ficar entre os 20 municípios premiados, sendo o seu gestor agraciado com o titulo de Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Esse prêmio é uma realização da Ação Fome Zero e visar premiar os 20 melhores gestores, que melhor geriram os recursos destinados a aquisição de Merenda Escolar em todo Brasil.

“Como no ano passado, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar vai destacar as melhores praticas,levando em consideração critérios como desempenho administrativo- financeiro, qualidade nutricional da merenda, participação e atuação do conselho de alimentação escolar (CAE), incentivo ao desenvolvimento local entre outros.

Durante a visita técnica das pesquisadoras do FNDE, foi disponibilizado pela administração “Compromisso com o Povo”, as informações necessárias para que a comissão julgadora possa analisar tudo que vem sendo feito em Areia e possa definir se a gestão do município será ou não premiada.

O resultado final do Premio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, será divulgado em novembro, com uma premiação apenas simbólica, mas de grande importância caso a cidade de Areia seja contemplada, para a administração e para a população areiense. Segundo a Secretária Rosely estar entre os 37 municípios selecionados em todo Brasil já é uma vitoria, mas a conquista do premio significaria que Areia esta no caminho certo, no que diz respeito a oferecer uma merenda de qualidade aos alunos da sua rede.

Segundo as técnicas Marcilia e Márcia, a de Areia tem boas chances de figurar entre os 20 municípios que serão premiados. Ainda segundo elas, de todos os municípios visitados ate agora no estado da Paraíba, Areia foi o que melhor se destacou na qualidade da merenda adquirida, como também na estrutura de suas escolas.

A aquisição de alimentos para a Merenda Escolar através da agricultura familiar, também foi motivo de elogios por parte das técnicas do FNDE. Segundo elas, Areia esta administrando muito bem os recursos destinados a merenda e desenvolvendo muito bem o programa de incentivo a agricultura familiar, gerando renda para os agricultores locais e valorizando as potencialidades da região.

A administração “Compromisso com o Povo”, do prefeito Elsinho, sempre foi parceira dos agricultores que fazem a agricultura familiar no município, dando total apoio às ações desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Assim que foi comunicado da lei que determinava que Municípios, Estados e a União deveriam adquirir no mínimo 30% da merenda escolar distribuída aos seus alunos, através da agricultura familiar, o prefeito Elsinho determinou aos Secretários Irisvaldo da Agricultura e Rosely da Educação, que todas a medidas fossem tomadas para se fazer valer a lei e desde que entrou em vigor, Areia vem adquirindo através da agricultura familiar, mais que os 30% estabelecidos pela lei, o que representa uma merenda de qualidade para os alunos e beneficios para os agricultores.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário