segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O QUEBRA FONTE SEDUTORA DE AREIA:

Segundo o historiador e escritor José Alves de Lima, autor do livro intitulado: “O Quebra, Velha Fonte de Recordação de Areia”:

- O Balneário “O Quebra” foi construído em 1885 e Inaugurado no dia 01 de janeiro de 1886. O idealizador e construtor foi o maestroTristão Granjeiro de Almeida e Melo (Tio de Pedro Américo), então presidente da Câmara Municipal. O Quebra Lugar de reconhecido valor histórico, cultural e turístico. Paisagem das mais belas que a natureza oferece a Areia. Inaugurado com festa e desfile público na cidade.

-Algumas administrações se preocuparam em cuidar do balneário a exemplo do Prefeito Américo Perazzo (1944) e Pedro da Cunha Lima. Depois passou por um período de esquecimento e as famílias se afastaram do tradicional banho.

- Só 1974/1975 o Prefeito Élson da Cunha Lima, pai do atual prefeito, reconstruiu o balneário “O Quebra”. Baseado no Plano Básico de Reconstrução enviado à Câmara Municipal que previa mudanças arquitetônicas, calçamento, quadra de esporte e eletrificação denomina o local de "Complexo Turístico Eleonora Apratto Perazzo".

“Foi na administração de Dr. Elson Cunha Lima que o povo de Areia retornou ao uso do balneário “O Quebra“, merecendo diversos artigos e reportagens nos Jornais da época, entre estes do desembargador Aurélio de Albuquerque que destacou sua infância vivida em Areia e a tradição da cidade”, destacou José Alves de Lima.

A partir de então, o quebra sofreu um processo de esquecimento e degradação, que, unidos a falta de esgotamento sanitário da região próxima, resultou em poluição das suas águas, inviabilizando o seu acesso. No final do ano passado foi finalizada a obra de esgotamento sanitário na região, pressuposto básico para um projeto de revitalização no local.

Curiosidade: ainda segundo o historiador o termo “O Quebra” é devido ao fato de que as pessoas ao irem buscar água em potes no local, geralmente deixavam cair e quebravam os mesmos na subida das ladeiras íngremes do local; e logo o povo batizou o local de QUEBRA POTE e até hoje é "O Quebra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário