quarta-feira, 20 de abril de 2011

COMUNIDADE QUILOMBOLA DE AREIA RECEBE DOCUMETO DE EMISSÃO DE POSSE

Um dia inesquecível para as 22 famílias remanescentes de quilombo da Comunidade Senhor do Bonfim, situada no distrito de Cepilho, no município de Areia, brejo paraibano, a 122 km de João Pessoa. Assim será lembrado o dia 14 de abril de 2010, data em que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi imitido na posse da área com aproximadamente 122 hectares. Esta foi a primeira comunidade remanescente de quilombo do estado da Paraíba a ter sua área destinada ao Incra pela Justiça e a primeira a receber o Decreto Presidencial de Desapropriação por Interesse Social, assinado pelo Presidente Lula em 2009, que prevê a indenização e posterior retirada de particulares que não pertencem à comunidade.

Ao meio-dia, na sede da Associação dos Moradores, o ato de emissão de posse da área reuniu o superintendente regional, Marcos Faro, o procurador da Instituição Ridalvo Machado de Arruda, dezenas de quilombolas da comunidade e de mais quatro comunidades quilombolas paraibanas, representantes das Secretarias Estaduais de Educação e de Mulheres, bem como de integrantes da Associação de Apoio às Comunidades Quilombolas da Paraíba (Aacade) e da Coordenação Estadual Quilombola (Cecneq).

A festa, anunciada por rojões, foi animada pelo grupo de ciranda da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, do município de Alagoa Grande. Após a assinatura do ato de emissão de posse, foi servido um almoço com alimentos colhidos na comunidade.

“Quero dizer às outras comunidades que não desistam apesar das dificuldades. Se não fosse a resistência da comunidade nós não estaríamos aqui. Mas não paramos por aqui; ainda temos muito a conquistar e agora precisamos mais do que nunca da ajuda de todos, principalmente dos órgãos do Governo, com recursos financeiros”, disse Geraldo Gomes de Maria, 36 anos, ex-presidente da Associação de Moradores de Bonfim. “Daqui a dois anos nossa comunidade será outra. Vocês vão ver!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário