terça-feira, 20 de dezembro de 2011

AREIA REALIZA CAMPANHA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO DA TRABALHADORA RURAL

Na ultima sexta feira 16, foi realizada no Distrito de Mata Limpa, zona rural do município de Areia mais uma edição do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.

O evento contou com a participação dos representantes das diversas instituições envolvidas na realização do Programa como: Giucelia Figueiredo Delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (MDA), Lenilton Moraes Superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (INCRA), Ines Guedes Coordenadora do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural na Paraíba, José Ilton Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Germano Trajano Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Areia, representantes da EMATER e dos Secretários Municipais de Saúde, Educação, Ação Social e Agricultura Meio Ambiente e Abastecimento.

O evento seria realizado no Espaço das Artes Horacio de Almeida, mas por ter como publico alvo a trabalhadora rural o evento foi transferido para o Distrito de Mata Limpa. Para que os trabalhadores e trabalhadoras rurais pudessem se deslocar ate o Distrito de Mata Limpa a prefeitura municipal de Areia disponibilizou veículos, que conduziu agricultores da zona rural e da zona urbana ate Mata limpa, para que pudessem solicitar a emissão da segunda via de documentos. Todos os documentos estavam sendo emitidos, com exceção do titulo de eleitor.

Inês Guedes, Coordenadora do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, agradeceu o empenho de todos que fazem a administração “Compromisso com o Povo”, e parabenizou o prefeito Elsinho e todo o seu secretariado, por ter abraçado a realização do programa. Segundo ela a realização do evento foi gratificante mesmo não sendo possível o contato direto com Brasília, através de vídeo conferencia, onde Presidenta Dilma Roussef iria conversar com os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Areia e toda Paraíba, segundo Inês Guedes, as imagens direto da cidade de Areia estaria chegando em Brasília, mas as imagens da Presidenta Dilma de Brasília para cá não estava sendo captada, o que inviabilizou contato entre a Presidenta e os agricultores da cidade de Areia. Inês Guedes afirmou que foram emitidas a 2º via de muitos documentos, alem dos atendimentos do INSS, Defensoria Pública, oficialização de união estável, Divórcios e emissão de carteira do sindicato dos trabalhadores rurais.

Falando sobre a importância da realização do programa, Giucelia Figueiredo chamou a atenção para o caráter de inclusão do programa, oferecendo a essas mulheres cidadania e disse também que esse programa de documentação faz parte de um programa bem maior desenvolvido pelo Governo Federal que é o Programa Brasil sem Miséria. “só dando possibilidade para que o trabalhador e trabalhadora rural possa se documentar é que o governo garantirá a essas pessoas o acesso a diversos benefícios que lhe são garantidos, através das diversas políticas publicas que são desenvolvidas”.

Para Leniton Moraes, superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba, a prefeitura municipal de Areia e demais parceiros estão de parabéns, por propiciarem aos trabalhadores e trabalhadora rurais todos esses serviços que promovem a cidadania. Para Lenilton ao ter acesso a esse programa, os agricultores terão acesso a diversos benefícios, como acesso a credito, vai poder buscar sua aposentadoria, podendo regularizar a sua situação perante aos bancos, podendo abrir uma conta corrente e a realização do programa visa justamente isso e a grande vantagem é que o programa esta vindo direto a comunidade. Neste ano o evento esta sendo encerrado justamente em Areia, com a expectativa de no ano de 2012 ser levado a um numero bem maior de localidades, garantido a um numero bem maior de pessoas o acesso a cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário