terça-feira, 20 de março de 2012

PREFEITO DE AREIA SE MOSTRA SIMPATICO A ADESAO DO MUNICíPIO AO PLANO "VIVER SEM LIMITES"

O prefeito Constitucional do município de Areia, Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho, participou no ultimo dia 8 de março, de uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Areia, “Casa de Manoel da Silva”, em homenagem as mulheres areienses, pela passagem do dia Internacional da Mulher e para discutir a adesão do município ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Plano “Viver sem Limites”.

A Sessão Especial contou com a participação de estudantes, professores da UFPB Campus II de Areia, de mães e pais de crianças atendidas pela APAE de Areia, professores e monitores daquela instituição e da população em geral, que lotaram a galeria do povo da Câmara Municipal de Areia.

Na ocasião o prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho foi informado dos Decretos presidenciais Nº 7611, Nº 7612, ambos de 17 de novembro de 2011, sendo que o primeiro dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e da outras providencias e o segundo institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Plano “Viver sem Limite”.

Segundo o artigo 1º do Decreto que institui o Plano “Viver sem Limites”, o referido plano tem como finalidade “promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência”. As APAES de todo Brasil defende um sistema inclusivo onde existam simultaneamente as escolas comuns e as escolas especiais, e que essas escolas especiais recebam por parte da União, Estados e Municípios as condições necessárias para o seu funcionamento.

Durante a Sessão Especial na Câmara municipal de Areia usaram da palavra a Professora Anita, da Universidade Federal da Paraíba e Joselene de Castro representante da APAE e chamaram a atenção de todos para os serviços prestados pela APAE Areia em seus 9 anos de existência e importância da sensibilização tanto da classe política, no caso prefeito e vereadores, como também da sociedade areiense em geral, para a importância da adesão do município de Areia ao Plano “Viver sem Limite”.

O prefeito Elson da Cunha LimaFilho- Dr Elsinho, ao usar da palavra na Tribuna da Câmara de Vereadores, “Casa de Manoel da Silva, elencou todas as ações desenvolvidas pela sua administração em prol do funcionamento da APAE na cidade de Areia, sendo a administração “Compromisso com o Povo” a grande parceira dessa instituição.

O prefeito asseverou que tornou oficial a ajuda dada pela sua administração a APAE Areia, com a aprovação de projeto enviado a Câmara municipal, estabelecendo uma subvenção mensal para a instituição, que hoje apresenta o valor de R$ 1.600 (Um mil e seiscentos reais), e serve para custear os serviços da fisioterapeuta que atende as crianças assistidas pela APAE. A prefeitura municipal de Areia, também auxilia a APAE, disponibilizando parte da merenda consumida pelos alunos, fornecendo também material de limpeza e algo mais que venha ser necessário para o funcionamento da instituição.

O prefeito Elsinho disse que sua administração é simpática a adesão ao plano “Viver sem Limite”, bastando apenas a direção local da APAE realizar a solicitação por escrito, através de oficio, informando a administração da existência e do conteudo dos dois Decretos presidências 7.611 e 7.612, para que a administração do município através das Secretaria de Educação e Ação Social em conjunto com Assessoria Jurídica do município possam avaliar a documentação, para que a administração possa o mais rápido possível realizar a adesão, para que a APAE Areia possa possa dar continuidade a sua prestação de serviço, atendendo as crianças portadoras de necessidades especiais do município de Areia.

Imagem: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário