terça-feira, 20 de março de 2012

POSTOS DO PROGRAMA DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SERÃO INFORMATIZADOS

Todos os Postos do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em funcionamento no município de Areia serão informatizados. Essa grande novidade foi divulgada pelo prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho, durante a semana passada em uma de suas ultimas participações no programa de rádio PBnoticias, “O jornal do Povo”, dos radialistas Nelson Almeida e Rouvieri Ferreira.

A Informatização dos Postos de Estratégia de Saúde da Família no município de Areia faz parte do Sistema de Regulação (SISREG). Esse Programa faz parte do projeto de implantação dos complexos reguladores e informatização da rede de unidades no âmbito do SUS no estado da Paraíba.

Para a informatização dos Postos de Estratégia de Saúde da Família, a prefeitura municipal de Areia, administração “Compromisso com o Povo” esta realizando uma parceria com o Ministério da Saúde, que esta disponibilizando computadores para todas as Unidades de Atenção Básica (Postos de Saúde). A administração do município estará disponibilizando as condições necessárias para a capacitação dos servidores, que irão atua nesse processo de informatização, como também providenciará os equipamentos necessários para que os Postos de Saúde, tanto na zona urbana, como na zona rural, tenham acesso a internet com uma maior velocidade e de alta qualidade.

Segundo Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), a informatização dos Postos de Saúde é mais uma parceria exitosa entre Prefeitura municipal de Areia, Governo do Estado e Governo Federal. Esse sistema será bastante importante para a população, pois vai regular todo o serviço de baixa e média complexidade realizado pelo município. A Secretária asseverou que a cidade de Areia tem como referencia para os atendimentos de média e alta complexidade, como também a realização de alguns exames as cidades de João Pessoa e Campina Grande.

Quando a informatização dos Postos de Saúde se tornar realidade, os exames poderão ser marcados diretamente no Postos de Saúde, não havendo a necessidade dos usuários do serviço de se deslocar do Posto de saúde, ate a sede da Secretaria, com o intuito de marcar as consultas especializadas, como também os exames.

Ainda segundo a Secretária, serão direcionados para os Postos de Saúde, um numero determinado de consultas e exames e através dos sistema de regulação da Secretaria de Saúde do Estado, o paciente já sairá do Posto de Saúde com sua consulta ou seu exame nos serviços de media e alta complexidade já marcados. Para a secretária Carmita, “a disponibilização desse serviço será bom para o paciente, pois não haverá a necessidade do mesmo estar se deslocando de um lugar para o outro,representando um grande beneficio para a população”.

Segundo a secretária Carmita, desde o ano passado o prefeito Elsinho vem tentando trazer esse benefício para a população areienses, sempre trabalhando em parceria com todos que fazem a Secretária de Saúde. A solicitação dos computadores já foi feita e nos próximos dias deverão estar chegando a sede da secretaria de saúde. Quando estiver em prática, a informatização dos postos de ESF do município representará em mais um grande beneficio da administração “Compromisso com o Povo” para a população areiense, pois mais do que ontem e menos do que amanhã, a grande obra é cuidar da nossa gente.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário