sábado, 2 de julho de 2011

SECRETARIA E CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE AREIA REALIZAM 5º CONFERÊNCIA DE SAÚDE

A cidade de Areia Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, situada no brejo paraibano, realizou na ultima nesta terça feira 28 a 5º edição da Conferencia Municipal de Saúde, com o tema: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro. O evento foi realizado no Espaço das Artes Horacio de Almeida, no centro da Cidade e contou com a participação de representantes dos usuários dos serviços de saúde, dos prestadores de serviço, dos servidores do serviço de saúde dos gestores e da população em geral.

A 5º Conferencia de Saúde de Areia contou com a participação da Dr. Lucia Derks, Medica Pediatra e Sanitarista, Medica Auditora do município de Areia, Queimadas e Taperoá e também chefe do núcleo Medico do Hospital de Trauma de Campina Grande, que proferiu a palestra: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade, e debateu sobre o tema: Seguridade Social, Política Publica, Patrimônio do Povo Brasileiro. Em seguida a Dr. Edna Guedes- Odontologa, Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde do SUS, Tutora do Curso Nacional de Qualificação para os Gestores do SUS, proferiu a segunda palestra do dia, tendo como tema: Participação da Comunidade e Controle Social e debateu sobre o tema: Acesso e Acolhimento com qualidade: Um Desafio para o SUS. Para encerrar o ciclo de palestras o Dr Murilo Wanzeler – Economista e Sanitarista, Mestre em Filosofia pela UFPB campus João Pessoa, Atua como pesquisador no NESC-UFPB- Núcleo de Saúde Coletiva, Assessor de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, que falou sobre o tema: Gestão SUS; (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Publico X Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

A cidade de Areia realizou a sua 5º Conferencia Municipal de Saúde, atendendo a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, que determinou 15 de julho como sendo a data final, para a realização da etapa municipal das conferencias. Os Estados e Municípios estão seguindo a orientação da 14º Conferencia Nacional de Saúde.

“Dentre os mecanismos de controle social, as conferências de saúde se destacam pela sua abrangência e por proporcionarem oportunidade para a sociedade civil organizada interferir na gestão através de propostas de políticas públicas de saúde e indicação de prioridades a serem implementadas, visando a melhoria da qualidade de vida da população”.

Ao realizar a 5º edição da Conferencia Municipal de Saúde a administração “Compromisso com o Povo”, abre espaço para que a população possa identificar possíveis deficiências e propor soluções para esses problemas, demonstrando a forma democrática e transparente como a administração do prefeito Elsinho trata a administração publica.

O apoio incondicional ao funcionamento dos diversos conselhos existentes no município de Areia foi uma constante na administração do Dr Elsinho. Conselhos que se constituem em verdadeiros espaços de participação popular, pois é através deles que se dá o controle social, mecanismo criando pela constituição de 1988, que deu condições a população de auxiliar os governos no desenvolvimento de políticas publicas visando o bem estar da população.

A administração “Compromisso com o Povo” se constitui na a administração que mais incentivou a realização do controle social no município, criando através de lei, diversos desses conselhos, convidando as pessoas compromissadas com o município, para discutir temas importantes para a elaboração de propostas que serão apresentadas na fase Estadual da conferencia e posteriormente na fase Nacional e se aprovadas, venham se tornar em políticas publica de saúde a serem desenvolvidas em nosso país. Na ocasião foram escolhidos os delegados que irão representar o município na Conferencia Estadual de Saúde, que será realizada possivelmente no mês de outubro.

Nelson Almeida

Diretor de Imprensa PMA

Um comentário:

  1. Com relação ao Pojeto do Quebra, a liberação dos recursos depende do Governo Federal, a audiencia publica realizada na Câmara de Vereadores deixou claro que a Caixa Economica ja havia solicitado a liberação do dinheiro ainda no mes de novembro do ano passado,inclusive o proprio prefeito foi a Brasilia em busca da liberação dos recursos, cabe agora só aguardarmos a liberação,pois a ansiedade é grande com relação a realização dessa grande obra.

    ResponderExcluir