Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMUSEA), Conselho Municipal dos Diretos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação, esses são alguns dos conselhos existentes no município, onde em alguns casos, fundados nessa gestão e que para o seu funcionamento, contam com o apoio total da administração do prefeito Elsinho e seus auxiliares.
Muitos desses conselhos foram criados a partir de 2005, ano em que o prefeito Elsinho assumiu os destinos administrativos da cidade de Areia. Para a criação desses conselhos o chefe do executivo municipal enviou projetos de criação dos mesmos para a Câmara Municipal, onde foram discutidos e aprovados pelos vereadores.
“A existência desses conselhos se faz necessária, pois é um espaço garantido pela administração municipal, para que a população possa participar das diversas discussões sobre temas importantes para o município, dando sugestões, expressando a vontade do povo e sugerindo caminhos a seguir, servindo como um instrumento de apoio para o gestor na solução de determinados problemas”. Disse o radialista Nelson Almeida.
A administração “Compromisso com o Povo”, sempre foi parceira desses conselhos e grande incentivadora do chamado “controle social”, que nada mais é do que o incentivo a participação popular na discussão de temas de interesse da coletividade.
Nesses 73 meses de administração foram muitas as conferências, encontros e cursos de capacitação em que membros desses diversos conselhos participaram, sempre com participação financiada pela administração do município.
Destacamos entre todos esses eventos o curso “Olho Vivo no Dinheiro Público”, que foi realizado na cidade de Areia em 2007, ainda na primeira gestão do prefeito Elsinho, em que o prefeito colocou a cidade a disposição dos técnicos da Controladoria Geral da União (CGU), para que os mesmos realizassem o curso, não só para os membros de conselhos da cidade Areia, como também de municípios circunvizinhos.
Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário