sábado, 12 de junho de 2010

A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE AREIA REBATE INVERDADES DIVULGADAS EM BLOG

A Secretária de Educação de Areia-PB, a Profa. Rosely Maria Ribeiro, revelou-se indignada com matéria divulgada no Blog do Jornalista Gilberto Batista, no último dia 08.
Segundo a matéria veiculada, professoras integrantes da rede municipal estariam freqüentando cursos de aperfeiçoamento e capacitação a fim de, com isso, absorver alunos portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino, retirando-os do competente e consagrado atendimento da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em contato com o nosso blog a Secretária disse:
“Fiquei surpresa com tamanha leviandade !”, lamentou. “Em nenhum momento fui procurada por qualquer jornalista a fim de que pudesse fornecer os elementos necessários à publicação de uma notícia de tão relevante impacto, o que me leva a questionar a responsabilidade daqueles que mantém páginas informativas em sites de internet, quando divulgam matérias que não traduzem a verdade”, explicou a Profa. Rosely.
“Na realidade, em vários anos da atuação do município no segmento da educação, desconheço, em qualquer momento da nossa história, alguém que tenha se preocupado com um público tão específico como os portadores de necessidades especiais. Assim, como o atendimento a alunos portadores de necessidades especiais está entre uma das diversas ações adotadas pela minha equipe desde que assumi o cargo de Secretária, há cerca de 9 meses, decidimos formar professores a fim de capacitá-los a atender às pessoas portadoras de alguma necessidade especial que procurassem a rede municipal de ensino, com intenções de freqüentar a escola comum.
Para tanto, implantamos uma política voltada à adaptação de escolas baseada em programas de acessibilidade e, em especial, buscamos possibilitar a alguns dos nossos profissionais do magistério a freqüência a cursos específicos para tal formação.
Já conseguimos recursos para a montagem de salas “multi-funcionais” que garantirão, inclusive, o atendimento a essas pessoas na área de informática. As políticas adotadas pela Secretaria de Educação Municipal não estão apenas restritas ao público comum, mas também contemplam a inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais. Temos a intenção de funcionar em parceria com a APAE municipal, o que aliás já ocorre, com a certeza de que, juntos poderemos fazer muito mais pelos nossos irmãos, em especial pelas crianças do nosso município que precisem de algum atendimento diferenciado !
Lamento profundamente que, nos dias de hoje, a custa de um discurso político duvidoso, existam pessoas que dispensem parte do seu tempo “pinçando” trechos de reportagens “interpretando-os” de acordo com suas próprias conveniências. Lamento, igualmente, que, não satisfeitos, desejem “empurrar”, a todo custo, suas opiniões, muitas vezes equivocadas, ao público leitor. Jamais pensaríamos em comprometer o funcionamento da APAE, aliás, isso não cabe na cabeça de ninguém !”, desabafou a Secretária que, ainda nessa semana esteve participando do VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva na cidade de Campina Grande-PB.
Com relação ao fato aqui narrado, a empresária Cláudia Faustino que é apresentadora do Programa Canto Geral, que vai ao ar todas as quintas feiras pela rádio PB FM, recebeu ontem (10) em seu programa a Coordenadora, a Diretora Local da APAE e a Secretária de Educação do Município para esclarecer à comunidade areiense as dúvidas geradas pela reportagem já referida. Como o tempo de entrevista foi curto, as convidadas receberam da apresentadora novo convite para voltar ao programa na próxima 5ª feira a fim de dirimir de vez qualquer dúvida que ainda paire sobre o assunto.
Todavia, uma coisa já ficou esclarecida: a depender da atual Administração Municipal, a APAE de Areia, segundo a própria Secretária de Educação, terá vida looonga e, mais que isso, poderá contar sempre com o apoio do Poder Público Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário