sábado, 5 de junho de 2010

ROTEIRO CIVILIZAÇÃO DO AÇUCAR NO SALÃO DE TURISMO

O Presidente do Roteiro Integrado Civilização do Açúcar (PB, AL e PE), Genival Ferreira realizou palestra para mostrar o modelo de gestão desenvolvido pelos 21 municípios que participam do Programa de Regionalização do Turismo. A palestra foi realizada na presença da Coordenadora de Planejamento do Ministério do Turismo, Tania Brizola e teve a participação do prefeito de Areia, Elson da Cunha Lima Filhos; Prefeito do Conde Aluizio Regis, Secretário de Turismo da Paraíba, Diego Tavares, Rodrigo Freire, Presidente da PBTUR, Elzário Secretário de Turismo João Pessoa; Secretário Turismo Areia, Ney Vital, Secretaria de Turismo Bananeiras, Ana Gondim.

O brejo da Paraíba teve destaque na programação.O título “Roteiros do Brasil” explica bem o que o visitante tem encontrado no 5º Salão do Turismo, que abriu as portas em São Paulo. Pelos corredores do Anhembi, as pessoas podem conhecer um pouco de cada canto do Brasil, além de apreciar a beleza e diversidade do nosso país. Cachaças da cidade de Areia, a exemplo da Triunfo, Serra de Areia, Turmalina da Serra e Bruxaxá além do Sorvete de Rapadura e Cachaça estão no stand da Paraíba que é um dos mais movimentados e visitados.

Todos os estados brasileiros estão representados, além de dezenas de cidades e roteiros que expõem os seus destinos. Na feira, que se estende até o próximo domingo, o visitante pode percorrer os corredores e conhecer o melhor destino para suas férias. Agências e operadoras também estão presentes para que os visitantes possam fechar seus pacotes.O Salão é dividido basicamente em seis núcleos: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização, Vitrine Brasil (artesanato), Núcleo de Conhecimento (debates e palestras), Rodada de Negócios e Caravana Brasil e Press Trips (para operadores e jornalistas nacionais e internacionais).

De tudo um pouco - A diversidade cultural é marca registrada do Salão do Turismo. Entre os corredores é possível presenciar manifestações musicais, artísticas e até mesmo pessoas com roupas típicas de diversas partes do Brasil. No palco principal, artistas se revezam apresentando o melhor da música regional brasileira. Algumas das atrações que estarão presentes no Salão: Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (Pernambuco), Grupo Parixara (Roraima), Banda de Congo Panela de Barro (Espírito Santo), Coco Raízes de Arcoverde (Pernambuco), Grupo Cultural Zambiapunga (Bahia) e Grupo de Tradições Folclóricas Pommerland (Espírito Santo).

Para quem não resiste às compras, estandes de diversas cidades trazem o artesanato típico de diversas regiões para São Paulo. Comidas e bebidas também podem ser adquiridos pelos visitantes. Em 2009, a Área de Comercialização mobilizou R$ 6,8 milhões em vendas nos cinco dias de evento.Mas também há espaço para quem quiser se aventurar. Um circuito com arvorismo, tirolesa e rapel foi montado no interior do Anhembi. As pessoas que encararem o desafio sentirão um pouco das emoções e adrenalina dos esportes de aventura.

Para apreciar um pouco mais dos quatro cantos do país, foi montado um grande restaurante com pratos típicos de cada estado. São quatro chefes de cozinha que coordenam uma equipe com cerca de 100 pessoas. São diversas opções, para os mais diversos paladares ao custo de R$ 22. Serão servidos 43 mil refeições durante os cindo dias de Salão.Em entrevista a Rádio Nativa FM de São Paulo o Secretário de Turismo da cidade de Areia Ney Vital destacou a importância do evento que mostra o turismo cultural valorizando o patrimônio dos municípios que apostam no desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário