sábado, 12 de junho de 2010

DOCUMENTOS RETIRADOS NO DIA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO DA TRABALHADORA RURAL ESTÃO SENDO ENTREGUES

Os documentos retirados pelas trabalhadoras e trabalhadores rurais, na ultima edição do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural realizado em Areia no ultimo dia 9 de abril, já estão sendo entregues aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, nas sede da junta militar da cidade de Areia, é o que informa o Secretário de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente de Areia Irisvaldo Nascimento.

A Prefeitura Municipal de Areia e parceiros como EMATER, INCRA, Câmara Municipal, Projeto Cooperar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações, CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Agentes Comunitários de Saúde e Universidade Federal da Paraíba, realizaram um grande evento visando à promoção da cidadania, com o intuito de beneficiar as agricultoras e os agricultores oriundos de todos os recantos do município.

O evento aconteceu nas dependências da UFPB e pode-se dizer que foi um sucesso. As agricultoras e os agricultores atenderam aos chamados realizados nas emissoras de radio da cidade, nas sedes das associações e diversas instituições e prestigiaram o dia nacional de documentação da trabalhadora e do trabalhador rural, que foi preparado especialmente para eles, pessoas que contribuem com o desenvolvimento da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País através da agricultura familiar. Para as agricultoras e agricultores que residiam em localidades mais distantes, a prefeitura municipal disponibilizou veículos que apanhou os mesmos nas sedes dos Distritos.

Aos beneficiários foram garantidos: Registro de Nascimento, carteirinhas do sindicato dos trabalhadores rurais atestando a condição de agricultor ou agricultora, atendimento com a Defensoria Pública do Estado esclarecendo casos de divorcio, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, união estável e outras pendências jurídicas. Com os representantes dos bancos oficiais obtiveram informações sobre linhas de credito como Agroamigo, Pronaf, Pronaf mulher, recadastramento e atualização de cadastro. Na ocasião os trabalhadores que fazem a agricultura familiar tiveram acesso também, ao que vem sendo desenvolvido na universidade para melhorar a vida do agricultor.

Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Areia, Irisvaldo Nascimento, representantes do INCRA teriam lhe relatado que o evento realizado em Areia ate aquela edição talvez tenha sido o mais exitoso realizado na região, pois cada um dos parceiros fez a sua parte para o êxito do evento e o resultado foi a presença dos agricultores superando as expectativas.

Para o prefeito Elson da Cunha Lima Filho o Dr Elsinho ações como essas realizadas na cidade de Areia e em outros municípios da região visam estreitar a relação entre as agricultoras e os agricultores e as diversas instituições. Ainda segundo o prefeito, a sua administração será sempre parceira, não só das instituições, mas das associações, conselhos e sindicatos que representam e atendam aos anseios das trabalhadoras e dos trabalhadores que fazem a agricultura familiar do município. O grande exemplo disso é o apoio dado pela administração do município ao CMDRS, as agricultoras e agricultores que participam feira do produtor e a aquisição de 30% da merenda escolar distribuída aos alunos da rede municipal de ensino aos agricultoras e agricultores que fazem a agricultura familiar no município.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário