sábado, 8 de maio de 2010

SECRETARIA DE SAÚDE DE AREIA REALIZA OFICINA E TREINAMENTO

Na ultima quarta feira 28, os Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais do programa Estratégia de Saúde da Família do município, participaram no Rancho “Nova Vida”, na zona rural do município de uma oficina para os agentes de saúde e a segunda etapa de treinamento para médicos e enfermeiros dos postos de saúde sobre o câncer do colo do útero, ação que faz parte do programa desenvolvido pelo município, intitulado “não de colo ao câncer do útero”, que visa realizar uma busca ativa de mulheres com idade entre 20 e 59 anos e que não tem como habito realizar os exames preventivos para a detecção precoce do câncer do colo do útero, o intuito da secretaria municipal de saúde de areia é aumentar o numero de mulheres atendidas por esse programa na cidade.

Proferiram palestras para os cerca de 70 profissionais presentes ao evento o Medico Ginecologista Geudimar dos Santos Garces e a Enfermeira da UFPB Campus II de Areia Daniella Maria Lafetá Novais Guerra, que tem especialização em centro cirúrgico, com 10 anos de experiência em Brasília trabalhando na área de saúde da mulher.

A oficina foi realizada com os agentes comunitários de saúde, com o intuito de informar a esses profissionais, os conhecimentos necessários sobre câncer do colo o útero, já que são eles os responsáveis por convidar as pacientes a realizarem o exame preventivo, fazendo assim a ligação entre o usuário e o serviço de saúde.

Já a segunda etapa do treinamento dado aos médicos e enfermeiras dos postos de saúde, visou qualificar ainda mais esses profissionais para a realização do exame preventivo, que é conhecido com exame de “lamina ou papa Nicolau”. Um exame preventivo bem feito garante a detecção precoce da doença, o que possibilita uma chance maior de cura para as pacientes.

Segundo a Coordenadora do Programa de Estratégia de Saúde da Família de Areia, a Enfermeira Fátima Andrade, “o objetivo da campanha Não dê Colo ao Câncer do Útero, não é buscar mulheres com câncer e sim prevenir para que as mulheres não o tenham”. A Coordenadora ainda asseverou que a logomarca e a escolha do slogan agradaram os representantes do Ministério da Saúde, que afirmaram que a campanha desenvolvida em Areia esta digna de nível nacional, com propaganda sendo veiculada em emissora de rádio e o empenho de todos os profissionais.

O treinamento terminou com um grande almoço, que serviu também com um momento de confraternização entre os presentes, onde os profissionais puderam trocar experiências conhecendo um à realidade de trabalho do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário