segunda-feira, 17 de maio de 2010

AREIA COMEMORA 164 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


No próximo dia 18 de maio, a Histórica cidade de Areia, primeira cidade na Paraíba a se tornar Patrimônio Nacional estará comemorando 164 anos de sua Emancipação Política. O reconhecimento da cidade de Areia, como sendo Patrimônio Nacional, ocorreu em 11 de agosto de 2005, pelo Conselho Consultivo do IPHAN, tendo sido homologado pelo Ministério da Cultura, através da portaria nº 073, de 29 de agosto de 2006, publicada no DOU (Diário Oficial da União), de 06 de setembro de 2006.


Ponto de parada de tropeiros e condutores de gado, oriundos do sertão, que seguiam viajem para o litoral, assim se deu o inicio do povoado conhecido como sertão dos bruxaxás e depois de algum tempo de Areias.


No longo da historia, a cidade de areia e seus filhos participaram de momentos importantes do nosso País: quando se deu inicio a ideário republicano no nordeste, lá estava à cidade de areia, com seus filhos prontos a se engajar nessa luta, na Confederação do Equador, Revolução Praieira, lá estavam novamente os areienses participando de forma ativa. Antecipando-se a Lei Áurea, no dia 3 de maio de 1888 a cidade de areia mais uma vez fazia historia e libertava o seu ultimo escravo.


Areia berço de filhos ilustres, que por diversas vezes tiveram o destino da Paraíba em suas mãos. Dom Adauto fundador da Arquidiocese da Paraíba, Pedro Américo que tão bem retratou a historia do País em, suas obras e que está imortalizado como o areiense que retratou o Império sendo o seu quadro O Grito do Ipiranga, a obra que marca esse momento tão importante da nossa Historia. José Américo de Almeida político influente, ministro de viação e obras do governo Vargas e que trouxe para o Nordeste, para a Paraíba e para a cidade de Areia obras importantes, como a Escola de Agronomia do Nordeste, hoje Universidade Federal da Paraíba Campus II, que chegou a ser candidato a presidênte da republica em 1937, José Américo, que com sua obra A BAGACEIRA se destacou também na literatura dando inicio ao Romance Regionalista no Brasil. São muitos os filhos ilustre dessa terra e que deixaram para essa nova geração uma herança cultural muita rica e que precisa ser preservada.


Areia comemora esses 164 anos de Emancipação Política com uma exuberância foram do comum, preservando suas riquezas naturais, sendo uma cidade privilegiada, circulada de verde por todos os lados. Com um clima tipicamente europeu, situada a 618 metros acima do nível do mar, Areia terra que encanta os seus visitantes, oriundos de todas as partes do Brasil e ate de outros países.Areia com seus casarões, do Teatro Minerva, primeiro Teatro particular do Estado, da Igreja do Rosário dos pretos, do banho do “Quebra” que será revitalizado, do Colégio Santa Rita que tanto contribuiu com a educação da Paraíba, do Museu Regional herança do Monsenhor Rui Barreira Viera, do Museu da Rapadura, do Museu Casa de Pedro Américo.


Areia dos famosos festivais de inverno e que hoje realiza o festival brasileiro da cachaça e da rapadura AreiaFest, cidade que abrilhanta a Rota Cultural Caminhos do Frio e que tem muita coisa boa para mostrar para a Paraíba e para o Brasil.


Nesses 164 anos de História foram muitas as conquistas dessa cidade de povo acolhedor, pacato e festeiro e que se esforça para receber bem aqueles que os visitam. Areia conta hoje com uma administração compromissada com o seu desenvolvimento e do seu povo e que para isso, conta com um grupo de amigos, que auxiliam o poder publico nessa tarefa de preservar os patrimônios do município, zelando por toda essa herança cultural que a cidade apresenta.


O importante disso tudo é que a cidade de Areia, que já é um Patrimônio Nacional, esta se tornado um patrimônio da população areiense, o trabalho realizado pela prefeitura e pelos seus parceiros, esta fazendo surgir na população um senso de pertencimento que esta sendo muito salutar para a cidade e para o seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário