domingo, 4 de abril de 2010

NÃO DÊ COLO AO CÂNCER DO ÚTERO

A coordenadora do programa de Estratégia de Saúde da Família, concedeu entrevista ao radialista Nelson Almeida e falou sobre um projeto que ela esta pondo em prática, com o apoio da secretária de saúde do município, que se refere ao câncer do colo do útero.
Durante o ano de 2009 a enfermeira Fátima Andrade representou a cidade de areia em um estudo, que visa resolver através de estratégias um problema identificado em diversos municípios do Brasil, que é a baixa cobertura na realização dos exames de câncer do colo do útero.

Nos últimos 5 anos, somente em 2008 e 2009 a secretaria municipal de saúde de areia conseguiu atingir a meta de realizar o exame em 30% das mulheres entre 25 e 59 anos, o que equivale a 1247 mulheres. Com esse projeto que será implantado na cidade de areia, os profissionais da saúde do município, receberão capacitação e terão suas praticas atualizadas para melhor atender e ampliar a coleta do exame e a busca ativa das mulheres.

Na verdade a campanha já começou desde o dia 2 de janeiro e vai ate o final de dezembro. O que se busca, no entanto, é aumentar o numero de exames realizados priorizando mulheres que nunca realizaram este exames preventivos.

Dentre todos os tipos de câncer, o do colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente. O publico alvo da campanha, são mulheres de 25 e 59 anos, e só através da realização do exame preventivo é que essas mulheres podem descobrir que estão acometidas com o câncer do colo do útero.

Esse tipo de câncer, nem sempre apresenta sintomas, é uma doença silenciosa com ausência de sintomas, ou apresenta quadros de sangramento vaginal após relações sexual ou de vez em quando, secreção vaginal com mau cheiro de dor abdominal nos casos mais avançados da doença.


A prevenção se faz através da realização do exame preventivo, conhecido como “Papanicolau” ou ainda exame de lamina como algumas mulheres conhecem. A realização do exame não dói, é rápido, mas requer da mulher uma preparação como: não estar menstruada, não estar fazendo uso de cremes vaginais, não ter relações sexuais por dois dias antes do exame.

As principais causas desse tipo de câncer são: cigarro, mulheres que tiveram sua primeira relação sexual muito cedo entre os 16 anos, as que tiveram muitos parceiros, as que tiveram vários partos e as que apresentam HPV, um vírus extremante comum e que algumas vezes se adquiri através do contato sexual com parceiro portador do vírus.

A secretaria de saúde do município de areia convida todas as mulheres a realizarem o exame preventivo, para isso basta procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa e agendar o exame. Lembre-se, a prevenção é a melhor medida contra o câncer. Portanto não vamos dar colo ao câncer de útero

Nenhum comentário:

Postar um comentário