segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SECRETARIAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DESENVOLVEM O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

As Secretarias municipais de Saúde e Educação, que tem a frente respectivamente Maria do Carmo Santos (Dona Carmita) e a Professora Rosely Ribeiro, estão desenvolvendo em parceria o Programa Saúde na Escola (PSE).

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O Programa Saúde na Escola será desenvolvido pelos profissionais de saúde dos Postos de Estratégia de Saúde da Família, onde serão incentivados a criação de laços, que encurtem a distancia entre esse importante equipamento de saúde do município com a comunidade escolar e familiar.

Para alcança seus objetivos o PSE é constituído de 5 componentes: Avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes que estão na escola pública; Promoção da saúde e de atividades de prevenção; Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de jovens; Monitoramento e avaliação da saúde do estudantes e o Monitoramento e avaliação do programa.

Na cidade de Areia, no final do ano passado as Secretarias de Saúde e Educação já deram inicio as ações do Programa Saúde na Escola, com o CPOD- levantamento epidemiológico dos dentes cariados, perdidos e abturados nas crianças do ensino fundamental, na faixa etária de 6 a 12 anos, com a finalidade de traçar um perfil da saúde bucal de nossas crianças, possibilitando um diagnóstico para ações futuras. Já esta sendo elaborado um plano de trabalho que iremos dar inicio esse ano, com os nossos odontólogos da equipes dos Postos de Saúde, pois para a administração "Compromisso com o Povo", mais do que ontem e menos do que amanhã a grande obra é cuidar da nossa gente!

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário