segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MAIS UMA PARCERIA ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO EM AREIA BENEFICIA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Outra parceria positiva entre as Secretarias municipais de Saúde e Educação, diz respeito a realização do Programa Olhar Brasil, programa destinado aos alunos do ensino fundamental, numa parceria entre as três esferas de governo; municipal, estadual e federal, com a colaboração das duas secretarias municipais e com o total do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho.

O programa Olhar Brasil visa promover a correção de problemas visuais, realizar consultas oftalmológicas e fornecer os óculos quando necessário, promovendo a saúde ocular, fator necessário ao bom aprendizado dos alunos, reduzindo dessa forma a taxa de evasão escolar dos alunos, como também os índices de repetência.

Nas escolas da rede municipal de ensino de Areia serão desenvolvidas ações que irão identificar através de triagem, realizadas pelos professores alguma deficiências apresentadas pelos alunos, que serão encaminhados para a consulta oftalmológica. Após realizada a consulta com medico oftalmologista caso seja necessário, os óculos serão disponibilizado para o aluno. No caso de detecção de doenças oftalmológicas mais graves os alunos serão encaminhados para tratamento especializado.

O desenvolvimento de Programa Olhar Brasil no município de Areia só esta sendo possível graças ao empenho das Secretarias de Saúde e Educação, com total apoio do prefeito Elsinho. As parcerias são oferecidas pelo governo federal, mas cabe ao gestor municipal ter a sensibilidade para ir em busca dos serviços, com o intuito de oferecê-los aos seus munícipes, e Areia graças ao empenho do seu gestor esta sempre disponobilizando programas como esses para a população. Durante a administração "Compromisso com o Povo" essa é a segunda vez que o programa Olhar Brasil é realizado, na primeira edição os beneficiados foram os alunos da educação de jovens e adultos.

Ainda o ano passado, 900 alunos da rede municipal de ensino foram beneficiados, com consultas oftalmológicas, das quais foi contatada a necessidade do fornecimento de mais de 300 óculos, que já estão sendo comprados e serão doados ate o próximo mês de fevereiro, pela administração do prefeito Elsinho de acordo como programa.

O foco das Secretarias de Saúde e Educação é beneficiar alunos matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, na idade de 6 a 14 anos e o programa terá continuidade durante todo o ano. O Programa Olhar Brasil faz parte das ações desenvolvidas dentro do Programa Saúde na Escola.

Na ocasião a administração “Compromisso com o Povo”, aproveita para agradecer o apoio dado pela Secretária Estadual de Saúde, que disponibilizou Técnicos, para o monitoramento junto ao município, nas pessoas de Calcilda e Monica e ao Dr Fabiano Brandão medico oftalmologista, que realizou os referidos exames.

Nelson Almeida
Diretor de Imprensa PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário